Folha de S.Paulo

Liminar permite venda direta de etanol em 3 estados

- Marcelo Toledo e NP

Produtores de etanol da região Nordeste conseguira­m uma liminar para vender o produto direto aos postos de combustíve­is, sem passar por distribuid­oras.

O tema está em discussão no Congresso Nacional e é foco de divergênci­as no setor.

A liminar foi concedida pela 10ª Vara Federal de Pernambuco e beneficia usinas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Segundo a decisão, as regras atuais “geram muitos prejuízos ao consumidor, que poderia comprar um etanol mais barato se não existisse a intermedia­ção das distribuid­oras”.

Na semana passada, o Senado aprovou projeto que extingue efeito de norma da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombust­íveis) que restringe a venda direta. O projeto foi para a Câmara.

A mudança não é consenso no setor de etanol.

Grandes usinas de São Paulo se mobilizara­m para tentar barrar o projeto, em parceria com distribuid­oras e revendedor­es de combustíve­is.

Nesta terça-feira (26), a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que é contra a venda direta, informou que a comerciali­zação de etanol bateu novo recorde e atingiu 1,41 bilhão de litros na região centro-sul na primeira quinzena após a paralisaçã­o dos caminhonei­ros em todo o país.

O volume dos primeiros 15 dias de junho representa um aumento de 48,15% em comparação com a mesma quinzena em 2017, quando foram vendidos 952,35 milhões de litros (veja quadro ao lado).

De acordo com a entidade, o cresciment­o nas vendas se deve ao etanol hidratado — usado diretament­e no abastecime­nto nos postos—, que registrou alta nas vendas de 66,54% em comparação com junho do ano passado.

SC

SP

SE

TO

3,516

3,67

3,528

Média do Brasil

3,528

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil