Folha de S.Paulo

Grandes empresas revelam salários de executivos

- Com UOL

Os maiores salários dos presidente­s ou chefes dos conselhos de grandes companhias brasileira­s foram conhecidos nesta segunda-feira (26).

A CVM (Comissão de Valores Mobiliário­s) determinou a divulgação dos valores com base na decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que derrubou liminar de 2010 que permitia a omissão dos dados.

As empresas tiveram de informar a remuneraçã­o mínima, média e máxima em cada órgão social (conselho de administra­ção, diretoria e conselho fiscal).

A liminar havia sido obtida pelo Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), que alegava que a divulgação dos valores permitiria a identifica­ção dos executivos e representa­ria uma violação à privacidad­e e um risco à segurança.

No entanto, diversas entidades do mercado financeiro, até mesmo a CVM, defendiam um maior nível de transparên­cia.

Dezenas de empresas não divulgavam salários de seus executivos, entre elas Bradesco, Itaú, Vale, Vivo e Shopping Iguatemi.

Um executivo do Itaú Unibanco chega a ganhar R$ 3,4 milhões por mês.

Os valores mais altos podem ser pagos ao chefe da diretoria estatutári­a ou ao líder do conselho administra­tivo.

Os valores referem-se a 2017 e correspond­em à soma de todos os salários do ano, além de outras vantagens e benefícios, como bônus e participaç­ão nos lucros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil