Folha de S.Paulo

Putin & trump

-

As seleções brasileira e alemã correm o risco, em partidas nesta quarta (27), de deixar a Copa do Mundo ainda na fase de grupos. Mas sites esportivos russos como Championat e Sportbox especulam desde o fim de semana um encontro de ambas nas oitavas, com enunciados como “Copa pode ter final prematura”.

O Goldman Sachs, segundo Financial Times e Business Insider, refez a sua “simulação de 1 milhão de variantes” e agora também prevê Brasil e Alemanha se enfrentand­o nas oitavas. Mantém, porém, o prognóstic­o de vitória brasileira, não só contra alemães, mas contra o que seria o novo adversário na final, a Inglaterra. O FT avisa com ironia que a suposta simulação “com certeza não é jogada de marketing” do banco de investimen­to.

Veículos russos como Kommersant e americanos como Politico e Bloomberg, entre outros, acompanham passo a passo a preparação da cúpula dos presidente­s Vladimir Putin e Donald Trump, para o dia ou a véspera da final da Copa, em 15 de julho. O assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, é esperado nesta quarta no Kremlin para fechar detalhes e para uma primeira “photo-op”, oportunida­de de foto, com o líder russo.

Pelo que vazou até aqui, a cidade escolhida para a cúpula é Helsinque, na Finlândia, país que foi “neutro durante a Guerra Fria, não é membro da Otan” e cujo presidente é próximo de Putin. E o local é “perto o bastante para que ele possa voltar a Moscou a tempo para a final”. Mas jornalista­s russos de política externa reclamam em mídia social que vão perder o jogo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil