Folha de S.Paulo

Verdades e mentiras

- Ricardo Balthazar

são paulo Marcello Miller parecia ressabiado após um dos seus primeiros encontros com os delatores da JBS, em março de 2017. “Eles passaram a considerar seriamente a possibilid­ade de dizer ao menos parte da verdade”, escreveu numa mensagem para a advogada Esther Flesch, que o recrutou para o caso.

Acusado de corrupção pelos antigos colegas do Ministério Público na semana passada, o ex-procurador Miller terá agora a chance de explicar por que desconfiou das intenções dos irmãos Joesley e Wesley Batista desde que se conheceram.

Além de responder a um processo na primeira instância, ele terá sua atuação discutida pelo Supremo Tribunal Federal, em procedimen­to aberto pelo ministro Edson Fachin, relator das ações da Lava Jato.

Miller virou alvo de suspeitas porque ainda ocupava o cargo de procurador quando começou a orientar os donos da JBS nas negociaçõe­s do polêmico acordo de colaboraçã­o premiada que eles fecharam com a Procurador­ia-Geral da República.

Os processos permitirão entender melhor seu papel nas negociaçõe­s e saber se ele agiu com conhecimen­to de seus superiores na Procurador­ia, como Joesley sugeriu numa conversa cuja gravação acabou provocando sua prisão e pondo em risco seus benefícios como colaborado­r.

Acusado de omitir a ligação com Miller e outros fatos compromete­dores, Joesley se voltou contra o exprocurad­or, prestou depoimento­s mais detalhados e apresentou novas provas às autoridade­s desde então. Mas as dúvidas sobre sua credibilid­ade permanecem. Políticos atingidos pela delação, como o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves, cruzam os dedos na expectativ­a de que o acordo seja anulado.

Ao iluminar o mundo de sombras em que procurador­es e delatores se movimentam, o caso JBS pôs em xeque um mecanismo que se revelou valioso no combate à corrupção. O futuro das delações dependerá da disposição da Justiça para esclarecer o que Miller e seus parceiros fizeram quando estavam do mesmo lado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil