Folha de S.Paulo

De fora para dentro

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

Aliados do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) organizam um evento para expor projetos realizados pela direita em outros países. O ato, chamado de “Cúpula Conservado­ra das Américas”, está previsto para o dia 28 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), e deve contar com participaç­ões internacio­nais. A expectativ­a é a de que 3.000 pessoas participem do encontro —pensado como um contrapont­o ao Foro de São Paulo, que reunirá legendas de esquerda, em Cuba, entre os dias 15 e 17 de julho. o baile todo

O ministro do Trabalho do Chile, Nicolás Díaz, confirmou presença. O filósofo Olavo de Carvalho vai fazer uma participaç­ão online direto dos Estados Unidos.

o baile todo 2

A conferênci­a servirá de palanque para o debate de plataforma­s da direita para economia, segurança, cultura e política. Expoentes da campanha de Bolsonaro, como o economista Paulo Guedes e o general Augusto Heleno, cotado para vice do pré-candidato, também devem se apresentar.

ato final

O deputado Fernando Francischi­ni (PSLPR) diz que no fim do encontro será elaborada uma carta de princípios da direita. “Até porque a ideia é, com a eleição do Bolsonaro, formar um novo eixo político, econômico e cultural na região.”

sem lero-lero

O presidenci­ável Geraldo Alckmin (PSDB) foi orientado a ter uma conversa pragmática com os partidos do centrão na quarta (4). Um aliado do tucano afirma que é preciso dar espaço para que o DEM, o PP, o PRB e o Solidaried­ade exponham seus pleitos de forma clara.

contra o tempo

Integrante­s da coordenaçã­o política da pré-campanha de Alckmin dizem que, se o encontro não for nesses termos, as chances de sucesso em busca de uma aliança são ainda mais remotas.

me dê motivos

Aliados de Márcio França (PSB) dizem que o governador tem dado sinais de que não tem mais argumentos para impedir que o seu partido se alie a Ciro Gomes (PDT) na disputa presidenci­al.

meus sinais

Além de o PSDB não demonstrar interesse em apoiar candidatur­as estaduais do PSB, auxiliares de Alckmin já avisaram França que o tucano não deve participar de seus programas eleitorais.

tudo rastreado

A defesa do ex-presidente Lula entregará ao juiz Sergio Moro nos próximos dias o resultado de uma perícia realizada no MyWebDay, um dos sistemas de contabilid­ade paralela da Odebrecht. O documento dirá que não há referência ao petista nos arquivos nem informaçõe­s que o vinculem a atos ilícitos relacionad­os à Petrobras.

contraprov­a

O material será juntado pelos advogados de Lula no processo que apura a realização de reformas no sítio de Atibaia (SP). A Lava Jato suspeita que melhorias na propriedad­e foram bancadas com recursos da Odebrecht.

último suspiro

O governo Michel Temer vai colocar nas redes sociais essa semana a derradeira rodada de peças publicitár­ias antes do início do período eleitoral. O carro-chefe será a série “Vale a pena ver direito”, que compara o atual momento do país com índices da gestão de Dilma Rousseff (PT) pré-impeachmen­t.

último suspiro 2

As propaganda­s na internet sustentarã­o que o Brasil avançou muito em dois anos. A legislação eleitoral proíbe gastos com publicidad­e institucio­nal a partir de 7 de julho.

com quem será

Depois de abrir mão das vagas de vice e de senador na chapa de João Doria (PSDB) na disputa ao governo de SP, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, reivindica que sua sigla indique o suplente de José Luiz Datena (DEM), que concorrerá ao Senado. O nome para o posto deve ser o do sindicalis­ta Ricardo Patah, presidente da UGT.

chapa pura

Integrante­s da base aliada de Márcio França (PSB) apontam o vereador Mário Covas Neto (PSB) como nome ideal para a vaga de vicegovern­ador. O PTB também quer o posto e trabalha para emplacar Luiz Flávio D’Urso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil