Folha de S.Paulo

Verbas dependem de contato que abra portas, diz França

Governador fez reunião política com sigla aliada no Palácio dos Bandeirant­es

- Rogério Gentile

Candidato à reeleição, o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), utilizou a estrutura do Palácio dos Bandeirant­es para promover um evento político com lideranças do Patriota (ex-PEN), partido que promete apoiá-lo.

Durante a reunião —que ocorreu na última quinta-feira (28) e foi gravada em vídeo por um dos participan­tes— França disse que a única forma de os prefeitos conseguire­m recursos no governo de São Paulo é fazer “contato”, “ter relacionam­ento com pessoas que abram as portas”.

França fez a afirmação ao tratar da crise econômica e da falta de caixa das prefeitura­s, sobretudo as de cidade pequenas. “Os últimos três anos foram cruéis, ninguém [nenhum prefeito] conseguiu fazer nada”, afirmou. “Quem ganhou agora a eleição veio cheio de expectativ­a que ia resolver tudo (...), mas não tem de onde tirar recurso.”

Segundo o governador, uma possibilid­ade seria reajustar impostos, mas “as pessoas não conseguem pagar, estão desemprega­das.” “Por isso, a única fórmula que existe é o governo de São Paulo e o governo federal”, disse. “Aí, não tem outra maneira a não ser fazer contato, ter relacionam­ento, pessoas que te abram as portas para vocês terem uma chance de encaixar.”

Procurada pela reportagem, sua assessoria disse que ele não afirmou nada que fugisse do óbvio.

O encontro ocorreu em um salão do Palácio dos Bandeirant­es e contou com o apoio de servidores, inclusive do cerimonial. Cerca de 50 pessoas, entre parlamenta­res, lideranças municipais e pré-candidatos a deputado.

“Venho de uma longa carreira política”, disse França aos presentes. “Eleição é difícil para todo mundo, eleição de vereador é tão difícil quanto a de presidente da República e a de governador. A proporção é que muda.”

O governador afirmou também que, atualmente, é preciso ter coragem para pedir voto, em razão do atual ambiente político. Para ele, o eleitor liga a TV e “pensa que todo mundo só está lá para fazer coisa errada”.

Um convite em que se lia “Encontro com Lideranças Políticas em São Paulo” foi distribuíd­o pelo Patriota, trazendo fotos do governador, do deputado estadual Paulo Corrêa Jr. e do presidente do partido, Adilson Barroso.

“Nunca foi feito isso, essa honraria que vossa excelência está proporcion­ando para nós [com esse ato]”, disse o vice-prefeito de PariqueraA­çu, Wagner Costa. “Estamos à disposição do governador, continue com essa vontade de ajudar as pessoas.”

A agenda divulgada pelo governo minimizou o evento, informando apenas que França se reuniria com o deputado estadual Corrêa Jr..

Por meio de sua assessoria, França afirmou que, em nenhum momento, falou em campanha ou em partido.

“A reunião foi agendada e programada pelo deputado estadual do Patriota, Paulo Corrêa Jr.”, disse a assessoria.

Em nota, afirmou que o deputado levou prefeitos, viceprefei­tos e vereadores de diversas cidades do estado ao Palácio dos Bandeirant­es para a audiência oficial. “Não foi perguntado a eles a qual partido pertenciam”, disse.

Segundo o governador, todos os recursos de emendas impositiva­s obrigatóri­as e aprovadas na Lei Orçamentár­ia do estado de São Paulo são indicadas pelos deputados estaduais, livremente.

“[O governador] fez sua obrigação institucio­nal de receber um parlamenta­r eleito, oficialmen­te em recinto público, acompanhad­o de seus convidados, também autoridade­s municipais eleitas.”

De acordo com o texto, França recebeu suas demandas e seus pedidos, e “disse aquilo que é óbvio”: “Transferên­cias obrigatóri­as do Estado são feitas automatica­mente. Transferên­cias não obrigatóri­as, oriundas de emendas parlamenta­res, dependem de contato com os deputados, sejam federais ou estaduais”.

Segundo o governador, esse mesmo procedimen­to é feito praticamen­te todos os dias, com diversos parlamenta­res de vários partidos, com total transparên­cia e publicidad­e, simplesmen­te porque é uma obrigação dos governante­s, independen­temente do tamanho das cidades.

“Os últimos três anos foram cruéis, ninguém [nenhum prefeito] conseguiu fazer nada (...) A única fórmula que existe é o governo de São Paulo e o governo federal. Aí, não tem outra maneira a não ser fazer contato, ter relacionam­ento, pessoas que te abram as portas para vocês terem uma chance de encaixar Márcio França (PSB) governador de São Paulo, em conversa sobre repasse de emendas orçamentár­ias aos municípios

 ?? Reprodução ?? Márcio França fala a políticos em evento no palácio
Reprodução Márcio França fala a políticos em evento no palácio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil