Folha de S.Paulo

Crise e adeus precoce selam fim da Espanha vencedora

Autor do gol do título de 2010, Iniesta anuncia que não jogará mais na seleção

-

A eliminação da Espanha marca o fim da geração mais vitoriosa da história do país. Um dos seus maiores símbolos, Andrés Iniesta, 34, anunciou após a eliminação para a Rússia que não seguirá mais na seleção.

“Acaba uma etapa maravilhos­a. Às vezes os finais não são como se espera ou sonha. Em conjunto, segurament­e deve ser o dia mais triste da minha carreira”, disse ele, que na próxima temporada defenderá o Vissel Kobe (JAP).

Gerard Piqué ,31, não deu pistas sobres eu futuro na equipe nacional. Seu companheir­o de zaga, Sergio Ramos, 32, afirmou que continuará no time nacional etemo desejo de jogar o Mundial do Qatar, em 2022.

“Vou me ver obrigado a seguir na seleção porque dá pena como saímos daqui. Vou chegar ao Qatar de barba branca [risos]”, disse Ramos, o capitão da equipe.

Os três, além do goleiro reserva Pepe Reina, 35, e dos meio-campistas Sergio Busquets, 29, e David Silva, 32, eram os remanescen­tes do título mundial de 2010 na África do Sul. Eles também estavam nas conquistas da Eurocopa de 2008 e 2012, com exceção de Busquets, ausente em 2008.

“Não pode haver uma ruptura. Claro que muitos jogadores importante­s se vão, mas também há gente que vem forte. Todas as seleções vivem uma troca de geração. Temos jovens bons e de muita personalid­ade”, completou Ramos.

A geração vitoriosa já havia sofrido baques após eliminaçõe­s na fase de grupos na Copa de 2014 e nas oitavas de final da Euro de 2016, para a Itália. Após mais uma queda precoce, ainda não há certeza na Espanha sobre quem será o comandante da equipe.

No Mundial, Fernando Hierro teve de assumir o cargo de treinador a dois dias da estreia após a demissão de Julen Lopetegui, que dirigiu a seleção ao longo dos dois últimos anos. Sua saída foi anunciada após ele ter acertado contrato com o Real Madrid.

Foi a primeira grande experiênci­a como treinador do exzagueiro, que estava atuando como dirigente da Real Federação Espanhola de Futebol.

“Foi um prazer ter treinado esta equipe. Seguir ou não, não é uma decisão minha. Depois de uma eliminação, a minha situação é o de menos”, afirmou Hierro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil