Folha de S.Paulo

Na rota do Brasil, Bélgica e Japão se enfrentam

- -Eduardo Geraque

BÉLGICA

JAPÃO

15h, na Arena Rostov

Na TV: Globo, Fox Sports e SporTV

A seleção da Bélgica enfrenta o Japão nesta segunda (2), na Arena Rostov, às 15h, com a missão de mostrar futebol que a credencie como uma das quatro melhores equipes do mundo, objetivo traçado pela federação belga para o torneio na Rússia.

O vencedor do duelo enfrentará nas quartas de final quem passar de Brasil x México.

Se somadas, as últimas transações dos quatro destaques do time europeu movimentar­am quase R$ 300 milhões, em valores atualizado­s.

Hazard chegou em 2012 ao Chelsea, dois anos antes do goleiro Courtois. De Bruyne mudou-se do futebol alemão para o Manchester City em 2015. E Lukaku, no ano passado, saiu do Everton para o Manchester United.

A estrelada geração belga já criava expectativ­as na Copa do Mundo do Brasil, há quatro anos, mas parou nas quartas de final contra a Argentina. Dois anos depois, na Euro-2016, outra queda nas quartas, para o País de Gales.

A federação belga, então, optou por uma mudança de comando e trocou o ex-jogador Marc Wilmots pelo espanhol Roberto Martínez, 44, contratado após ser sabatinado em entrevista de emprego.

Em 23 jogos à frente da seleção, o técnico perdeu apenas um, o da estreia, por 2 a 0, em amistoso contra a Espanha. Nas eliminatór­ias da Europa, foi o primeiro a conseguir a vaga. Na primeira fase da Copa, três vitórias, contra Panamá, Tunísia e Inglaterra. Foram nove gols feitos, a melhor marca da fase de grupos.

A melhor colocação dos belgas até hoje foi um quarto lugar, em 1986. O Japão, que está na sua sexta Copa consecutiv­a, tenta pela primeira vez passar para as quartas de final.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil