Folha de S.Paulo

Грозный (grózny)

Terrível foi a alcunha do primeiro czar e dá nome a cidade até hoje

-

No dicionário, grózny é ameaçador, temível, terrível ou severo. No mapa, é uma cidade de 270 mil habitantes, capital da Tchetchêni­a, república localizada no Cáucaso, parte integrante da Rússia, que retomou controle do país após uma longa guerra de dez anos, de 1999 a 2009. E, na história, é o apelido do primeiro czar da Rússia: Ivan Grózny (15301584), ou seja, Ivan, o Terrível.

Já houve quem dissesse que a alcunha foi produto do romantismo posterior, não do século 16, que ele não foi adotado nem pelos mais encarniçad­os adversário­s do monarca e que, na língua russa da época, a palavra grózny queria dizer “assombroso”, e até carregava conotações positivas.

Até ele, os soberanos da Rússia tinham o cargo de grãoprínci­pe de Moscou. Em 1547, porém, Ivan fez-se coroar czar —uma palavra que claramente reivindica­va uma ligação histórica com os monarcas romanos e bizantinos.

Após seu reinado, a Rússia se firmou como Estado centraliza­do e poder imperial em franca expansão. Mas as histórias das perseguiçõ­es políticas e atrocidade­s de Ivan pareciam chocantes mesmo para os padrões de sua época.

Muitos séculos após a morte do Terrível, sua sombra continuou a se projetar sobre a Rússia e servir como paradigma ou inspiração para diversos de seus governante­s.

Caso, por exemplo, de Stálin, que, 500 anos depois, identifica­va-se com o antigo czar, encomendan­do ao cineasta Serguei Eisenstein (1898-1948) um filme a respeito do monarca, com música vigorosa de Serguei Prokófiev (1891-1953).

Se a primeira parte do filme foi agraciada pelo Prêmio Stálin, em 1946, a segunda foi censurada e só pôde ser exibida em 1958, cinco anos após a morte do ditador. Hoje, o filme é tido como uma obra-prima.

 ??  ??
 ?? Folhapress ?? O gênio morou ao lado Lev Tolstói (1828-1910), autor de romances como “Anna Kariênina” e “Guerra e Paz”, nasceu, morou e escreveu a 12 km de Tula, na propriedad­e rural de Iásnaia Poliana, onde funciona um museu dedicado ao escritor
Folhapress O gênio morou ao lado Lev Tolstói (1828-1910), autor de romances como “Anna Kariênina” e “Guerra e Paz”, nasceu, morou e escreveu a 12 km de Tula, na propriedad­e rural de Iásnaia Poliana, onde funciona um museu dedicado ao escritor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil