Folha de S.Paulo

Metalúrgic­os defendem veto a acordo de brasileira com Boeing

- Marcelo Toledo

O Sindicato dos Metalúrgic­os de São José dos Campos e Região vai pedir ao governo federal e ao Congresso o veto ao acordo anunciado nesta quinta-feira (5) entre Embraer e Boeing.

De acordo com o sindicato, a operação coloca em risco a soberania nacional e milhares de empregos do setor aeronáutic­o no país.

“A joint venture entre Embraer e Boeing não é um negócio qualquer. A empresa brasileira é a terceira maior exportador­a do Brasil. Está atrás apenas da Vale e da Petrobras. Trata-se do único setor de tecnologia intensa que possui superávit na balança comercial brasileira”, diz trecho de comunicado do sindicato.

Segundo a entidade, como detentor de golden share (ação que dá poder de veto sobre decisões da companhia), o governo federal “tem a obrigação de vetar a negociação” com a Boeing.

O sindicato também afirma que, diferentem­ente do que a Embraer disse em comunicado, a união das empresas não proporcion­ará benefícios ao país.

“Desde que os planos de venda foram divulgados, no fim do ano passado, as demissões não param de acontecer na Embraer. Embora o sindicato não tenha acesso a números oficiais, estima-se que neste ano já foram demitidos cerca de 300 funcionári­os”, disse a entidade.

Segundo o diretor do sindicato Herbert Claros, que é funcionári­o da Embraer, os empregados temem mais demissões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil