Folha de S.Paulo

Premiada, ‘Agosto’ investiga família desestrutu­rada

- AR

Violet foi abandonada pelo marido, está em constante embate com as filhas e não sabe se vai conseguir sobreviver a um câncer. Vivendo em uma situação limite, ela tenta remendar o que sobrou de sua família desmantela­da em “Agosto”, peça do americano Tracy Letts que estreia em São Paulo depois de temporada no Rio. Com direção de André Paes Leme, o espetáculo faz temporada a partir de quarta (12) no Sesc Consolação.

O texto, que rendeu o Pulitzer a Letts, foi adaptado para o cinema em 2013 no longa “Álbum de Família”, dirigido por John Wells e protagoniz­ado por Meryl Streep. A trama narra os conflitos entre mãe e filhas, que retornam para casa para cuidar da matriarca.

O cenário dividido em blocos remete aos cômodos da casa onde se desenrola a ação. Além dos conflitos de Violet (interpreta­da por Guida Vianna, que venceu o prêmio Cesgranrio pelo papel), a trama investiga também a história de suas filhas. Barbara está com o casamento em ruínas e tem uma relação distante com as filhas adolescent­es. Karen vai se casar pela terceira vez. E Ivy esconde de todos um relacionam­ento turbulento.

No momento em que os parentes se reúnem na casa, uma série de conflitos explode simultanea­mente e cada um deles é obrigado a revisitar os sentimento­s que tem pelos outros.

 ?? Silvana Marques/Divulgação ?? Marianna Mac Niven, Claudia Ventura e Letícia Isnard em cena do espetáculo
Silvana Marques/Divulgação Marianna Mac Niven, Claudia Ventura e Letícia Isnard em cena do espetáculo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil