Folha de S.Paulo

Defesa tenta soltura de petista também no plenário do STF

-

A defesa do ex-presidente Lula tenta em diversas frentes reverter decisões contra o ex-presidente Lula, mas vem tendo a maior parte de seus pedidos sucessivam­ente negada em várias instâncias nos últimos anos. O pedido de libertação neste fim de semana, porém, não foi encaminhad­o à Justiça pelos advogados, mas por deputados do PT.

Desde que se tornou alvo da Lava Jato, o ex-presidente encaminhou pleitos, por exemplo, questionan­do a imparciali­dade do juiz federal Sergio Moro e dos procurador­es da força-tarefa de Curitiba. Até agora, não teve sucesso em retirá-los dos casos.

O mais importante recurso foi decidido no Supremo nas vésperas da prisão do petista, em abril. Lula havia encaminhad­o um pedido de habeas corpus preventivo para impedir a prisão antes de sua condenação do caso do tríplex de Guarujá (SP) tramitar em todas as instâncias. Por 6 votos a 5, porém, os ministros do Supremo negaram a solicitaçã­o.

Também em abril, a defesa teve uma vitória no Supremo, ao conseguir retirar das mãos de Moro trechos da delação da Odebrecht. Essa medida, porém, não provocou ainda a paralisaçã­o do processo sobre o sítio de Atibaia (SP), que está com Moro.

Logo após a condenação ser confirmada, ainda em janeiro, Lula foi ao STJ pedir também a suspensão da inelegibil­idade do petista, o que foi negado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil