Folha de S.Paulo

Escassez de gás carbônico faz faltar cerveja na Europa em plena Copa

- Ana Estela de Sousa Pinto Scott Heppell - 18.jun.18/Reuters

Está faltando cerveja na Europa para comemorar vitórias da Copa, e o motivo é a falta de gás carbônico.

A fermentaçã­o durante a fabricação de cerveja produz CO2, mas a indústria europeia compra o gás para manter a pressão em tanques de armazename­nto e, em alguns casos, para acertar a concentraç­ão na fórmula final.

O CO2 é o mesmo gás que, em excesso na atmosfera, está relacionad­o ao aqueciment­o global. Para ser usado na indústria europeia de bebidas e de alimentos, normalment­e ele é obtido como um subproduto da fabricação de amônia e etanol. E é daí que vem a atual crise cervejeira.

No curto prazo, o problema é a entressafr­a da produção da amônia, insumo de fertilizan­tes. No verão, as empresas param as linhas para manutenção, reduzindo assim a produção de gás carbônico.

No longo prazo, fábricas de amônia europeia têm sucumbido à competição com similares asiáticas e fechado portas —e o custo de transporta­r CO2 da Ásia não compensa.

Com a demanda aquecida por causa de um verão quente e da Copa do Mundo, faltou cerveja até para comemorar a vitória da Inglaterra sobre a Colômbia na terça-feira (3), segundo a mídia britânica.

A Coca-Cola também interrompe­u algumas linhas de produção, afirmou a revista Gas World, e a carência de gás paralisou o abate de porcos na Escócia (onde é usado com resfriante) e levou a racionamen­to de água na Noruega (que usa CO2 nas estações de tratamento). A mídia britânica também relatou problemas na Heineken e na indústria de pães Warburtons.

Na Europa, esta é a quarta crise no fornecimen­to do gás nos últimos dez anos, e a mais grave, segundo a Gas World.

O fenômeno não afeta o Brasil. A CervBrasil, associação do setor, não tem registro de escassez de CO2 nos seis anos de funcioname­nto da entidade.

Segundo o engenheiro químico Laert Coqueiro, especialis­ta em produção de cervejas, a indústria brasileira tem tecnologia para capturar o gás carbônico excedente na produção da bebida e usá-lo tanto na própria cerveja quanto em refrigeran­tes.

 ??  ?? Inglês vê em pub partida da Copa
Inglês vê em pub partida da Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil