Folha de S.Paulo

Starbucks quer eliminar canudos plásticos até 2020

-

A rede de cafeterias Starbucks anunciou nesta segunda (9) que vai começar a eliminar o uso de canudos de plástico em seus restaurant­es até 2020, dando a ambientali­stas uma vitória consideráv­el em sua campanha para convencer os restaurant­es a abandonar utensílios de plástico. A medida significar­ia, segundo a empresa, mais de um bilhão de canudos por ano.

A rede, sediada em Seattle, nos Estados Unidos, disse que eliminaria os canudos de plástico descartáve­is em todo o mundo em suas 28 mil unidades. Os canudos serão substituíd­os por novas tampas reciclávei­s e canudos de materiais alternativ­os.

O anúncio ocorre poucos dias depois de Seattle barrar canudos e utensílios de plástico em restaurant­es, em meio a um esforço global mais amplo para desencoraj­ar o uso de canudos de plástico e outros plásticos de uso único.

“Para nossos parceiros e clientes, este é um marco significat­ivo para atingir nossa aspiração global de café sustentáve­l, servido aos nossos clientes de formas mais sustentáve­is”, disse o presidente-executivo da Starbucks, Kevin Johnson, em comunicado.

No mês passado, o McDonald’s, a maior cadeia de restaurant­es do mundo, anunciou planos para a transição para canudos de papel em seus restaurant­es do Reino Unido e Irlanda, começando em setembro com conclusão em 2019.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico sejam despejados no oceano todos os anos —o equivalent­e a despejar um caminhão de lixo a cada minuto—, matando pássaros e vida marinha e compromete­ndo o ecossistem­a oceânico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil