Folha de S.Paulo

Brasil sobe em ranking de inovação, mas não lidera na América Latina

- Danielle Brant

NOVA YORK O Brasil subiu cinco posições no Índice Global de Inovação de 2018, mas ainda está longe de ser uma potÍncia inovadora e, mesmo na América Latina, não consegue ficar entre os trÍs países que são referÍncia no tema.

No ranking deste ano, o país ocupa a 64ª posição entre as 126 economias avaliadas, segundo classifica­ção anual divulgada nesta terça-feira (10).

O índice é calculado por Universida­de Cornell, faculdade de administra­ção Insead e Ompi (Organizaçã­o Mundial da Propriedad­e Intelectua­l).

A Suíça se manteve na liderança, enquanto a China entrou na lista das 20 economias mais inovadoras. Os Estados Unidos caíram da quarta para a sexta posição.

Lorena Rivera, consultora em políticas de inovação da Ompi, diz que, no caso do Brasil e de outros latino-americanos, o nível de investimen­to em pesquisa e desenvolvi­mento é bom, mas isso não se traduz necessaria­mente em resultados e em mais inovação.

“Há muitas razões que podem explicar isso, mas uma delas é que as políticas implementa­das não são necessaria­mente de longo prazo”, diz.

Na América Latina e no Caribe, o país aparece em sexto lugar em uma relação de 18 economias —os trÍs primeiros são Chile, Costa Rica e México.

Ainda assim, houve avanços no Brasil, afirma Soumitra Dutra, professor do Cornell SC College of Business.

“Estive recentemen­te no Brasil, e o que me impression­ou foi a liderança que agora é compartilh­ada entre o governo e o setor privado”, afirma.

A evolução teve como base melhora nos indicadore­s brasileiro­s, e não uma piora de outras economias, diz.

O Brasil tem desempenho melhor em gastos com pesquisa e desenvolvi­mento, importaçõe­s e exportaçõe­s líquidas de alta tecnologia, qualidade de publicaçõe­s científica­s e universida­des.

Os destaques são a USP (Universida­de de São Paulo), a Unicamp (Universida­de Estadual de Campinas) e a UFRJ (Universida­de Federal do Rio de Janeiro).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil