Folha de S.Paulo

Evangélico, foi o 1º cantor gospel a gravar no Brasil

- Procure o Serviço Funerário Municipal de São Paulo: Anúncio pago na Folha: Aviso gratuito na seção:

Ricardo Hiar

FEliciano do amaral (1920-2018) São Paulo Em 1974, o mineiro Feliciano do Amaral viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira: foi o único cantor gospel a se apresentar no Maracanã, para mais de 35 mil pessoas, num evento do evangelist­a americano Billy Graham.

Ao longo de mais de 70 anos, Amaral acumulou outros feitos importante­s na carreira. Foi o primeiro músico gospel a gravar um disco no Brasil e, em 2009, entrou para o “Guinness Book” como o cantor do segmento com a carreira mais longa em todo o mundo.

A música esteve presente na vida de Amaral desde crianÁa. De origem humilde, ele nasceu em Miradouro (a 206 km de BH), e comeÁou a trabalhar para ajudar no orÁamento familiar aos 13, como aprendiz de sapateiro.

No início da juventude resolveu conciliar o tempo na sapataria com o de músico na banda de jazz da cidade. De voz marcante e afinada, não demorou muito para fi-

car conhecido como o “Rouxinol do Sertão”.

A grande mudanÁa na vida e profissão de Amaral aconteceu em 1942, quanto atuava na construÁão da BR-116, no trecho Rio-Bahia. Na época, a convite de amigos, decidiu tornar-se evangélico.

A partir daí não abandou a música, mas mudou o estilo, passando a levar ao público, por meio das canÁões, mensagens de paz, esperanÁa e fé.

Apesar das viagens e dos compromiss­os em vários estados, sempre foi um pai amoroso e um marido presente. Fazia questão de reunir a família numerosa, com 11 filhos, ao redor da mesa para fazerem juntos as refeiÁões.

Morreu no último dia 7, em Rondônia, por complicaÁõ­es de uma pneumonia. Deixa a esposa Rubenita, filhos, netos, bisnetos e um trineto.

7º dia

FLAVIO DOS SANTOS BARROSO FILHO Nesta quarta (11/7) às 12h30, igreja São Pedro São Paulo, rua Circular do Bosque, 31

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil