Folha de S.Paulo

Republican­o acusa Obama de ignorar hackers russos

Presidente dos EUA enfrenta novos protestos enquanto joga golfe na Escócia

- Reuters, AFP e The New York Times

Glasgow e turnberry (escócia) Em seu luxuoso campo de golfe Turnberry Trump, na Escócia, o presidente dos EUA, Donald Trump, atacou neste sábado (14) a atuação de seu antecessor, Barack Obama, no caso do ataque hacker russo a democratas, em 2016.

Trump viajou para a Escócia, acompanha da primeirada­ma, Melania, para agenda privada após ter se encontrado com a rainha Elizabeth 2ª, no Castelo de Windsor.

Em um momento considerad­o uma gafe no trato com a realeza, o presidente caminhou por alguns segundos diante da monarca de 92 anos. Trump para, cortando o caminho da rainha, que é forçada a desviar e parar a seu lado.

Em Turnberry, o líder americano acenou para os manifestan­tes, que cantavam “Trump não” em uma praia a alguns metros do campo de golfe. Protestos nas cidades de Edimburgo e Glasgow reuniram centenas de pessoas.

Nas redes sociais, Trump questionou por que o governo Obama não tomou medidas a respeito das alegações de interferên­cia russa na eleição presidenci­al dos EUA em 2016.

Na sexta-feira (13), o Departamen­to de Justiça dos EUA denunciou 12 agentes de inteligênc­ia russos, sob acusação de promoverem um ataque hacker aos computador­es do Partido Democrata e da campanha de Hillary Clinton durante as eleições. A denúncia ocorre dias antes de encontro entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin.

“As histórias que você ouviu sobre os 12 russos ocorreram durante o governo Obama, não no governo Trump”, escreveu. “Por que eles não fizeram algo sobre isso, especialme­nte quando foi relatado que o presidente Obama foi informado pelo FBI em setembro, antes das eleições?”

Segundo a denúncia do Departamen­to de Justiça dos EUA, os 12 russos trabalhava­m para o GRU, o departamen­to central de inteligênc­ia do governo de Vladimir Putin. O objetivo era interferir nas eleições americanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil