Folha de S.Paulo

Ataque contra estudantes entrinchei­rados em igreja mata 2

-

Ao menos dois jovens foram mortos em um ataque de forças do governo da Nicarágua contra uma igreja em Manágua, capital do país, onde ficaram entrinchei­rados dezenas de estudantes da tarde de sexta-feira (13) à manhã de sábado (14), informou a Igreja Católica do país.

Os estudantes buscaram refúgio na Igreja da Divina Misericórd­ia depois que milicianos e forças de segurança leais ao presidente Daniel Ortega invadiram a Universida­de Nacional Autônoma da Nicarágua (Unan), em Manágua. O grupo estava entrinchei­rado no local desde o início dos protestos.

“Querem nos matar!”, “Estamos cercados!”, gritavam os estudantes, desesperad­os, entre o barulho das balas, nos momentos de maior tensão, segundo a transmissã­o ao vivo de três jornalista­s que também estavam na igreja.

Autoridade­s chegaram a cortar a luz na região, aumentando o temor de uma invasão à igreja, que, afinal, não ocorreu.

Uma delegação de bispos católicos negociou a transferên­cia dos estudantes da igreja para a catedral metropolit­ana, onde começaram a receber atendiment­o médico.

A Nicarágua está tomada por protestos desde abril, quando Ortega propôs a redução de benefícios previdenci­ários. O governo abriu mão do plano, mas manifestan­tes agora pressionam pela renúncia do presidente.

Em nota neste sábado, o Itamaraty disse que a escalada de violência no país é inaceitáve­l. O governo Ortega não comentou os incidentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil