Folha de S.Paulo

БОГАТЫРЬ (bogatyr)

Atlético, futebolist­a pode ser comparado a herói do folclore russo

-

Os amantes da literatura russa sem dúvida já se depararam, em algum momento, com a palavra bogatyr, quase sempre acompanhad­a por uma nota de rodapé aparenteme­nte inoportuna.

Podemos, nesse caso específico, escusar os tradutores pela intromissã­o, já que não existe um correlato preciso para o termo em nossa língua.

Trata-se de uma figura do folclore russo, um tipo de herói mitológico que protagoniz­a narrativas orais de caráter épico, chamadas bilinas. O bogatyr em geral não possui poderes mágicos: ele luta apenas com sua força e sua bravura.

Os dicionário­s etimológic­os da língua russa apontam para uma origem turcomana do termo; ou seja, a palavra bogatyr chegou às florestas e estepes russas juntamente com os cavalos das tribos nômades que, oriundas da Ásia, flagelaram a Rússia durante séculos.

Aliás, não se pode descartar a amargura pelo jugo mongol como um dos fatores decisivos para o surgimento do bogatyr, já que a inspiração para boa parte desses heróis veio de figuras militares vitoriosas do passado pré-mongólico, como o príncipe Vladímir, Iliá Múromets ou Dobrínia Nikítitch —famoso por matar o temível dragão Gorínitch.

Todos esses heróis foram amplamente retratados na pintura russa, por artistas como Mikhail Vrúbel e Viktor Vasnetsov. Aparecem também na poesia e no cinema, além de inúmeros seriados infantis e desenhos animados inspirados na figura do bogatyr.

Ademais, o termo adentrou o cotidiano da língua russa no sentido mais trivial de homem forte, atlético e intrépido. O futebolist­a, de certa forma, pode ser visto como um tipo de bogatyr. Na Copa, nos gramados russos, novos heróis do esporte nascerão, talvez dignos da alcunha.

 ?? Folhapress ?? Cidade dos blindados
Em 1943, Kursk foi o teatro da maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial. Embora tenham sofrido perdas maiores, os soviéticos conseguira­m deter o avanço alemão, cuja derrota pareceu definitiva­mente selada
Folhapress Cidade dos blindados Em 1943, Kursk foi o teatro da maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial. Embora tenham sofrido perdas maiores, os soviéticos conseguira­m deter o avanço alemão, cuja derrota pareceu definitiva­mente selada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil