Folha de S.Paulo

Mutirão chamou 65% da fila de catarata até agora, diz prefeitura

-

A gestão Marcelo Crivella afirma que chamou, em pouco mais de dois meses, 65% dos pacientes que aguardam na fila de cirurgia de catarata para realizar sua primeira consulta. Foram 8.525 pessoas convocadas de 16 de abril —início do mutirão— até 29 de junho.

Um quarto delas, porém, faltou ao atendiment­o. No total, a ação já realizou 2.571 operações, o equivalent­e a 20% da fila da catarata até março, de cerca de 13 mil pacientes.

A respeito de pessoas que dizem esperar há mais de dois anos por uma cirurgia, a prefeitura reitera que é preciso avaliar caso a caso e pede que os usuários procurem uma unidade de atenção primária para que seu cadastro e situação clínica sejam atualizado­s.

Também lembra que, em 2016, mais de 90 mil solicitaçõ­es de serviços foram devolvidas pela central de regulação, órgão que avalia se os pedidos são apropriado­s ou não.

Sobre as suspeitas de fraude no sistema que regula a espera, a Secretaria Municipal de Saúde rebate que não há indícios de que as filas não estejam sendo respeitada­s.

A gestão Crivella diz ainda que não procede a informação de falta de investimen­to em atenção básica, uma vez que sete novas clínicas da família foram inaugurada­s.

Cita, enfim, a “difícil situação deixada” pela gestão anterior, de Eduardo Paes (DEM), afirmando que herdou um custo anual de R$ 422 milhões sem recursos para cobri-lo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil