Folha de S.Paulo

Voluntário, criou o centro de prevenção ao suicídio no país

- Paulo Gomes coluna.obituario@grupofolha.com.br

“Por mais que tivesse um problemão dentro de casa —e ele era bravo—, ele ouvia. Meu pai ouvia”, conta uma das filhas de Jacques Conchon, Mônika.

Nascido no Recife, filho de pai francês com uma professora brasileira, foi criado no Rio. Aos 17, a família mudouse para São Paulo e o rapaz foi estudar engenharia mecânica —mais tarde se especializ­aria na área ambiental.

Em viagem à Inglaterra, conheceu o pastor Chad Varah, fundador da Samaritans, que atende por telefone no Reino Unido pessoas que vivenciam algum sofrimento emocional.

De volta, com apenas 20 anos, criou com colegas o CVV (Centro de Valorizaçã­o da Vida), em 1962, que notabilizo­use no trabalho voluntário de prevenção ao suicídio.

Em entrevista recente para “A Tribuna”, de Santos, disse que sempre teve o “impulso de se sentir útil à sociedade”.

Em 56 anos, a rede de voluntário­s cresceu e, recentemen­te, conquistou a gratuidade de seu número, o 188, para todo o território nacional.

Na Federação Espírita de SP, conheceu Suely, com quem se casou e teve quatro filhos —ela morreu há um ano e meio.

Conchon era culto e reservado. Ainda assim, cultivou por anos o voo de asa-delta.

Sua caracterís­tica mais marcante, no entanto, é a presente em seu legado: escutar.

“Não dava conselho, mas ouvia. Você percebia que ele estava concentrad­o em você e te dava apoio. Ele ensinou a ter atenção”, diz Mônika.

Morreu no domingo, aos 76, após um ano e meio de tratamento de um câncer no pâncreas. Deixa os quatro filhos, Mônika, Eduardo André, Elaine e Roberto André, o irmão Silvio e dez netos.

A atenção de Jacques Conchon continua a salvar vidas.

LAURA LUCIA NICOLINI

Aos 81, casada com José Souza Carvalho. Segunda (16/7) às 16h. Crematório da Vila Alpina, av. Francisco Falconi, 437, Jardim Avelino

MYRIAM DE ALMEIDA MENDONçA DE BARROS Aos 101, viúva de

José Mendonça de Barros. Terça (17/7) às 11h. Cemitério da Paz , rua Dr. Luiz Migliano 644, Morumbi 2º ANO

LAURA CAMILLO HERNANDES MUCHATTE Nesta terça (17/7) às 08h, igreja Santa Teresinha, Praça Domingos Correira da Cruz, 140, Santana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil