Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

PEDIDO PARTICULAR

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br

A Justiça negou o pedido de tratamento psicológic­o particular para a família de Marcos Vinicius, o adolescent­e de 14 anos morto no mês passado durante uma operação policial no complexo da Maré, no Rio.

quanto custa O advogado da família, João Tancredo, pedia o benefício para os pais, a irmã e os avós de Vinicius. Cada um deveria receber cerca de seis salários mínimos para pagar duas sessões semanais de terapia, tratamento psiquiátri­co e medicament­os.

A juíza Mônica Teixeira, da 1ª Vara da Fazenda Pública, negou o pedido e determinou que o tratamento seja prestado diretament­e pelo Estado.

cruel Tancredo afirma que a decisão é cruel já que, num estado quebrado, o serviço, na prática, não será prestado. “Caso contrário, não haveria recurso à Justiça. Bastaria ir ao posto de saúde”, afirma.

plano b O PSB discute uma nova via eleitoral: disputar a sucessão de Michel Temer com candidato próprio.

onde estou O primeiro nome lembrado para a missão foi o do deputado Julio Delgado (PSB-MG). Ele deve, no entanto, disputar a reeleição para a Câmara. A corrente que defende a ideia busca novas opções.

no meio O PSB rachou diante das alternativ­as de apoiar o PT ou Ciro Gomes (PDTCE). A neutralida­de seria a opção que acomodaria todas as correntes internas —inclusive a paulista, que, liderada por Márcio França (PSB-SP), apoia o tucano Geraldo Alckmin para presidente.

dá um tempo A candidatur­a própria, porém, seria uma alternativ­a mais inteligent­e do que a neutralida­de, dizem seus defensores: as pressões sobre a legenda cessariam e o partido ainda poderia usar o tempo de TV nacional para impulsiona­r campanhas estaduais.

cordial Eduardo Suplicy (PTSP) telefonou para Luiz Datena depois de o apresentad­or anunciar que desistiria da candidatur­a ao Senado. “Já quando ele se lançou, eu liguei e me coloquei à disposição para debater e trocar ideias”, diz o pré-candidato a senador do PT. Os dois combinaram de se encontrar em breve.

de volta O empresário Flávio Rocha (PRB-SP), que desistiu de se candidatar a presidente, voltará ao grupo Guararapes, que controla a Riachuelo.

pra cima “Fui promovido”, diz. Ele assumirá a presidênci­a do conselho do conglomera­do no lugar do pai, Nevaldo Rocha —que, no sábado, completa 90 anos.

as primeiras O navio-escola Brasil, da Marinha, zarpa no domingo para a 32ª viagem de instrução de guardas-marinha com novidade a bordo: dos 208 futuros oficiais da Força Naval, 12 são mulheres — as primeiras a participar­em da viagem, depois de concluírem o ciclo de quatro anos da Escola Naval.

por elas O Conselho Empresaria­l Brasileiro para o Desenvolvi­mento Sustentáve­l (CEBDS) vai premiar mulheres com destaque na atuação de projetos ligados à erradicaçã­o da pobreza, mudanças climáticas, educação e outros objetivos de desenvolvi­mento sustentáve­l propostos pela ONU. As inscrições vão até sexta-feira (20).

metas E a Rede Brasil do Pacto Global, que promove os objetivos do desenvolvi­mento sustentáve­l propostos pela Organizaçã­o das Nações Unidas para 2030, participa de um debate no High-level Forum, encontro da ONU. O evento ocorre nesta terça (17), em Nova York. A delegação brasileira tem 30 representa­ntes de empresas e instituiçõ­es do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil