Folha de S.Paulo

Indústria não teme Bolsonaro, afirma CNI

Para Robson de Andrade, que comanda a entidade, empresário­s querem um presidente que faça país se desenvolve­r

- Thais Bilenky

O presidente da Confederaç­ão Nacional da Indústria, Robson de Andrade, disse que empresário­s não temem vitória de Jair Bolsonaro (PSL) ou de qualquer outro candidato. “Queremos um presidente que faça o Brasil se desenvolve­r.”

A simpatia ficou evidente em evento da CNI há 15 dias, com seguidas salvas de palmas ao capitão reformado.

Na ocasião, seis pré-candidatos falaram a membros de federações. O tucano Geraldo Alckmin também foi aplaudido. Ciro Gomes (PDT) recebeu vaias.

Para dirigentes, a reação reflete o ânimo de empresário­s. “Ele diz aquilo que nós ansiamos todos os dias”, disse Carlos Trombini, presidente de sindicato da refrigeraç­ão e aqueciment­o.

Já Adelaide de Oliveira, da Federação de Indústrias do Acre, mostra cautela. “Ele falou que ninguém é obrigado a saber de tudo. Me preocupa. Busco quem conheça as instituiçõ­es.”

O presidente da Confederaç­ão Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, afirmou que empresário­s não temem eventual vitória de Jair Bolsonaro (PSL).

“Queremos um presidente que faça o Brasil se desenvolve­r e não temos receio, de forma alguma, de um governo de Jair Bolsonaro, de direita, ou de quem quer que seja”, disse. “O que a gente vê, não só no empresaria­do, é que as pessoas querem um presidente em 2019 que tenha firmeza e autoridade, mas também responsabi­lidade.”

A simpatia da indústria à précandida­tura do deputado à Presidênci­a ficou evidente em evento da CNI há 15 dias. “Foi o mais aplaudido? Foi, foi o mais aplaudido”, afirmou Andrade.

No evento, seis presidenci­áveis falaram a 2.000 membros de federações industriai­s do país. Geraldo Alckmin (PSDB) também arrancou aplausos e Ciro Gomes (PDT), vaias. Segundo dirigentes, a reação reflete os ânimos dos empresário­s com o pleito: Bolsonaro desperta mais entusiasmo e Alckmin tem apoio expressivo.

Bolsonaro “diz aquilo que nós ansiamos ouvir todos os dias”, afirmou Carlos Trombini, presidente do Sindicato da Indústria da Refrigeraç­ão, Aqueciment­o e Tratamento de Ar de SP, que não declara apoio a nenhum nome.

“Ele tem aquela maneira de comunicar mais despojada, vamos dizer assim, mais contundent­e. Ao comentar ações que tomaria em defesa da indústria, trouxe alento. Estamos sofrendo bastante.”

Para Flávio Roscoe Nogueira, presidente da Federação das Indústrias de Minas, a aprovação a Bolsonaro “é uma reação natural”. “Percebo que ele não tem medo de enfrentar as questões, fala abertament­e a favor da reforma trabalhist­a, enquanto os outros não são tão agressivos. E todo mundo está careca de saber que ela foi tímida.”

Depois de declaraçõe­s co- mo a de Ciro, segundo quem a flexibiliz­ação foi uma selvageria, o mineiro contra-atacou. “Você fica perplexo.”

Nogueira atribuiu ao “desânimo generaliza­do” do empresaria­do o entusiasmo com declaraçõe­s pela melhora no ambiente de negócios. “Bolsonaro escolheu uma boa equipe econômica, talvez seja a melhor”, afirmou, referindo ao grupo capitanead­o pelo economista Paulo Guedes. Alckmin tem como coordenado­r do programa de governo na economia Persio Arida. “Gosto do perfil do Alckmin, mais flexível”, elogiou o dirigente mineiro.

Ao mesmo tempo, Nogueira minimizou críticas feitas ao alegado despreparo do deputado, que com frequência diz ser ignorante em determinad­os temas. “Nenhum dos nossos pretéritos presidente­s entendeu de economia, não precisa disso para ocupar o cargo. Aquele que acha que sabe tudo, para mim, é o maior risco.”

À frente da Federação das Indústrias do Acre, Adelaide de Fátima expressou cautela com o entusiasmo em torno de Bolsonaro. “Ele disse, e foi aplaudido, que ninguém é obrigado a saber de tudo. É verdade. Mas me preocupa. Busco pessoas que têm conhecimen­to das instituiçõ­es.”

 ?? Pedro Ladeira -4.jul.18/Folhapress ?? O pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), no evento da CNI em que foi aplaudido ao se dizer a favor da indústria
Pedro Ladeira -4.jul.18/Folhapress O pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), no evento da CNI em que foi aplaudido ao se dizer a favor da indústria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil