Folha de S.Paulo

Sem saber que se referia a uma mulher, Ciro xingou promotora

Presidenci­ável do PDT chamou integrante do Ministério Público de ‘filho da puta’

-

O Ministério Público de São Paulo divulgou nota no fim da manhã desta quarta-feira (18) para defender a atuação de membro da corporação que solicitou a abertura de um inquérito contra o presidenci­ável Ciro Gomes (PDT) sob suspeita de injúria racial e foi chamado de “filho da puta” pelo pedetista.

O texto, porém, revela mais do que o apoio da instituiçã­o ao seu quadro. Ele mostra que o alvo do xingamento do précandida­to foi uma mulher. A informação foi divulgada pelo Painel.

O nome da promotora está sendo preservado pelo órgão. Ciro deu a declaração polêmica em um evento da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipament­os) nesta terça (17).

O pré-candidato comentava pedido de investigaç­ão feito pelo Ministério Público, quando disse: “Agora um promotor aqui de São Paulo resolveu me processar por injúria racial. E pronto. Um filho da puta desse faz isso e pronto. Ele que cuide de gastar os restinhos das atribuiçõe­s dele. Se eu for presidente essa mamata vai acabar. Ninguém pode viver autonomame­nte, a lei está acima de todos nós”.

Ciro concluiu a fala alegando que só se tornou alvo da ação do MP paulista por estar na corrida presidenci­al. Ele indaga ainda quem poderia ressarci-lo pelos danos que ocasionalm­ente sua imagem poderia sofrer por conta da ofensiva do órgão.

O Ministério Público de São Paulo pediu o inquérito depois que, em entrevista à Rádio Jovem Pan em 18 de junho, Ciro chamou o vereador Fernando Holiday (DEM-SP), ligado ao MBL, de “capitãozin­ho do mato”. Holiday é contra, por exemplo, a política de cotas nas universida­des.

Em nova rixa com o MBL, Ciro disse nesta quarta (18), à Rádio Bandeirant­es, que os militantes do grupo são de “delinquent­es juvenis”.

“MBL? Eu sou candidato a presidente do Brasil, uma das maiores democracia­s do mundo e esses delinquent­es juvenis são o que são. São o que são. E serão portanto assim tratados: delinquent­es juvenis”, afirmou.

A repercussã­o negativa do xingamento de Ciro a integrante da Promotoria levou dirigentes do PDT a aconselhar­em que ele seja mais ponderado em suas críticas públicas.

 ?? Fábio Vieira/FotoRua/Agência O Globo ?? O pré-candidato do PDT à Presidênci­a, Ciro Gomes, que foi rebatido pela Promotoria de São Paulo
Fábio Vieira/FotoRua/Agência O Globo O pré-candidato do PDT à Presidênci­a, Ciro Gomes, que foi rebatido pela Promotoria de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil