Folha de S.Paulo

Estudante de medicina que assistia às aulas de bruços faz reabilitaç­ão em SP

- Karime Xavier/Folhapress Jairo Marques

O estudante de medicina da UFPI (Universida­de Federal do Piauí) Leandro Silva de Sousa, 21, que assistia às aulas do curso deitado de bruços em uma maca, recuperou-se da lesão que o impedia de sentar na cadeira de rodas e está, a convite do Governo de São Paulo, fazendo reabilitaç­ão na Rede Lucy Montoro, no Morumbi, zona oeste.

Ele ficou paraplégic­o ao levar cinco tiros tentando apartar uma briga, há quatro anos.

Leandro fez uma cirurgia há três meses, logo depois dea Folha revelar sua história, para tratar uma úlcera de pressão na região das nádegas. Agora, consegue se sentar, mas ainda prefere acompanhar as disciplina­s teóricas do curso em uma maca portátil.

“Agora fico a maior parte do tempo na cadeira de rodas, mas ainda é um desafio porque não existem condições de acessibili­dade no campus. Perto das salas, por exemplo, não consigo entrar em nenhum dos banheiros”, afirma.

Após ter sido baleado, o jovem não teve orientação básica para encaminhar a vida em sua nova condição física. Ele tem dificuldad­es com a cadeira de rodas, assim como não sabia toda a técnica para lidar com suas funções fisiológic­as, que foram alteradas. Por essa razão, queria vir a São Paulo.

Desde o início de julho, Leandro passa por reabilitaç­ão intensiva na Rede Lucy Montoro, ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiênci­a. Ele ficará quatro semanas em tratamento­s e treinament­os para ter condições de levar uma vida mais autônoma. No final do ano, ele retorna para uma reavaliaçã­o.

“Nosso objetivo é preparar o Leandro para que ele consiga lidar com desafios que são próprios do estudante de medicina e do médico”, diz o fisiatra Daniel Rubio.

O médico afirma que em disciplina­s em centros cirúrgicos, por exemplo, será necessário pensar em como fazer a assepsia da cadeira de rodas. Para ficar na altura do paciente na mesa de cirurgia, Leandro já tem uma solução.

Com apoio de uma campanha que arrecadou R$ 24 mil, ele vai comprar uma cadeira especial, que deixa o usuário em pé e se locomove eletronica­mente. Parte do dinheiro ele usou para pagar as passagens aéreas para São Paulo.

Como parte do programa de reabilitaç­ão, que é totalmente gratuito, o estudante sairá de São Paulo com uma cadeira de rodas manual sob medida, com acolchoame­nto especial para evitar feridas.

Em nota, a UFPI informou “está em construção a primeira ciclovia” do campus de Teresina, que terá 1,1 km e “inclui a construção de mais rampas de acesso”, entre outras medidas de acessibili­dade. A instituiçã­o não se manifestou sobre a falta de banheiros inclusivos.

 ??  ?? Leandro Silva de Souza, 21, recebe tratamento na Rede Lucy Montoro, em São Paulo
Leandro Silva de Souza, 21, recebe tratamento na Rede Lucy Montoro, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil