Folha de S.Paulo

Com versão de ‘Galopeira’, deixou marca no sertanejo

- Thaiza Pauluze coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo O nome de batismo, Amélia, era mera formalidad­e. Desde os 7 ela era conhecida como Suzamar. A garota saída de Pirajuí, no interior de São Paulo, viajou 300 km até a capital para tentar a carreira de cantora sertaneja.

O pai batia de lona em lona entre os circos da metrópole tentando vender os shows das Irmãs Souza —nome da dupla que formava com a sua irmã Suzi. As duas são contemporâ­neas das Irmãs Galvão, tida como a dupla caipira com mais tempo em atividade no país, desde 1947.

Aos 11, Suzamar já sabia tocar violão. Dos programas inPaíses fantis na rádio, ela iria ao auge anos mais tarde, já em carreira solo.

Seu grande feito foi a sua versão da música “Galopeira”, do compositor paraguaio Mauricio Cardozo Ocampo. Ganhou discos de ouro e apresentou programas televisivo­s, como o Canta Brasil —sucesso da TV Gazeta— que comandava com Aristides Júnior, seu empresário e grande amor.

Fora dos palcos, gostava de chegar em casa e se jogar numa rede. Católica fervorosa, também não deixava de lado a devoção por Nossa Senhora Aparecida. Certa vez uma amiga disse que queria comer um bolo e Suzamar se dispôs a fazê-lo. Colocou um pote inteiro de fermento na massa, que quase explodiu —seu talento na cozinha era oposto ao que impunha na voz. Só que quando davam de alçála a ares de pedestal, respondia de bate pronto: “A única diferença entre mim e um lixeiro é a profissão”.

Nos últimos dois anos, Suzamar deixou os holofotes para lidar com o mal de Alzheimer. “A gente só serve quando está servindo”, dizia. A cantora morreu no dia 8 de julho, aos 73. Deixa a irmã, Aparecida (conhecida como Suzi) e quatro sobrinhos.

MYRIAM DE ALMEIDA MENDONÇA DE BARROS Aos 101, viúva de

José Mendonça de Barros. Terça (17/7) às 11h. Cemitério da Paz , rua Dr. Luiz Migliano 644, Morumbi PIERO NAGELSCHMD­T Aos 87, divorciado. Terça (17/7) às 04h40. Cemitério e Crematório Horto da Paz, rua Horto da Paz, 191, Itapeceric­a da Serra, São Paulo

7º DIA

MARIA MARGARIDA SAMPAIO GOUVEIA Nesta sexta (20/7) às 11h, igreja São José, rua Dinamarca, 32, Jardim Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil