Folha de S.Paulo

Capital da cultura, cidade croata dá início a festivais

- Bruno Lee

A cidade de Rijeka, a terceira maior na Croácia, vai sediar neste verão shows, feiras gastronômi­cas e festivais de cinema. Os eventos marcam o início de uma série de atividades que culminará em 2020, quando a localidade será capital europeia da cultura junto com Galway, na Irlanda.

Um dos objetivos desse título, concedido pela Comissão Europeia, é “incutir nos europeus o senso de que pertencem a uma região cultural comum”. Para 2019 —a eleição sempre acontece quatro anos antes da data de fato—, as escolhidas foram Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália).

O próximo evento no calendário de Rijeka é a primeira edição do festival de música Sailor Sweet&Salt, em 27 e 28 de julho. A programaçã­o terá nomes locais, incluindo o veterano Darko Rundek e Sara Renar, da nova geração croata.

O Festival de Música e Gastronomi­a Porto Etno fecha a programaçã­o do verão, em 7 e 8 de setembro. Trata-se de uma tentativa de apresentar a cultura das minorias que vivem na cidade. Em 2017, houve apresentaç­ões de artistas da Bulgária, da Sérvia e da Eslovênia e pratos típicos da Hungria, da Ucrânia e da Albânia.

Localizada no Golfo de Kvarner, a cidade Rijeka também é conhecida pelo Carnaval, que, no ano que vem, vai do dia 17 de janeiro a 6 de março.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil