Folha de S.Paulo

INSS convoca 179 mil segurados para perícia do auxílio-doença

- Cristiane Gercina Agora

O INSS convocou nesta sexta-feira (20) 178.935 segurados que recebem auxílio-doença e aposentado­ria por invalidez e que não passam por perícia há mais de dois anos.

Os segurados fazem parte do pente-fino que o instituto está passando nos benefícios por incapacida­de desde 2016. A lista com os nomes está no Diário Oficial da União.

Os beneficiár­ios têm até o dia 13 de agosto para agendarem as perícias médicas. A lista contém os nomes de quem não foi localizado por carta para fazer a revisão.

Também foram convocados segurados que não agendaram a perícia no prazo determinad­o. O beneficiár­io convocado deve marcar o exame na Central 135 ou pelo site meu.inss.gov.br.

O prazo máximo de agendament­o da perícia médica é de 20 dias corridos, contados a partir da segundafei­ra (23).

Se não agendarem o exame, terão o benefício suspenso. Quem for obrigado a fazer a revisão, mas não comparecer à perícia, perde o benefício.

No pente-fino, o instituto tem cortado oito em cada dez benefícios.

O pente-fino do governo federal nos benefícios por incapacida­de do INSS já resultou no cancelamen­to de 315 mil auxílios-doença e de 108 mil aposentado­rias por invalidez desde agosto de 2016, segundo o Ministério do Desenvolvi­mento Social. No total, 423 mil benefícios deixaram de ser pagos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil