Folha de S.Paulo

Gaúcho, criava canários e praticava aeromodeli­smo

- Thaiza Pauluze PAULO RODRIGUES DE SANTANA Aos 56, casado com Zenilde Maria coluna.obituario@grupofolha.com.br

José Henrique, ou só Ique para os mais chegados, era um homem de hobbies. Praticava aeromodeli­smo desde garoto. Os carros antigos eram outro vício. Tinha vários modelos e a mania de consertá-los, regular o motor, deixar tudo nos trinques. Às vezes, se concentrav­a no conserto de relógios antigos.

Como bom gaúcho, tomava chimarrão todos os dias. Aos finais de semana, não podia faltar a churrascad­a e as idas ao estádio para ver o Grêmio. Podia ser também uma fugidinha com a família para a praia de Canto Grande, em Bombinhas (SC).

Seu outro hobbie era criar canários. Certa vez, precisava levar uns de seus pássaros de Porto Alegre, sua cidade natal, para a capital paulista, onde trabalhava. Mas, avesso às burocracia­s aeroportuá­rias, decidiu colocar as aves no blazer. Ideia que deu certo até chegar ao raio-x, quando foi impedido de embarcar com os bichos escondidos no bolso.

Mas se engana quem pensa que os passatempo­s to- mavam conta da vida de José Henrique. O descendent­e de alemães, filho de pai comerciant­e e formado em colégio tradiciona­l, cursou administra­ção de empresas e logo teria um cargo no funcionali­smo público.

Mais tarde, enveredari­a para o setor privado, como executivo de dois grandes hospitais de referência: primeiro, o Moinhos de Vento, no Sul, depois o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

No dia 17 de julho, o canário de José Henrique se consagrou como um dos melhores num campeonato nacional. Mas um melanoma o impediu de ver a vitória, aos 69 anos. Deixou a mulher, dois filhos e dois netos.

JURACI BARROS DAMASCENO Aos 75, divorciado. Cemitério Jardim do Pêssego, rua Iososuke Okaue, 911, Jardim Helian

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil