Folha de S.Paulo

Futebol traz mais tristeza que alegria, diz estudo

- Cass Sunstein

Muita gente fica arrasada quando seu time favorito perde. Às vezes, as pessoas enfrentam até dificuldad­e para dormir. Isso gera questões legítimas: Por que sofrer? Será que torcer por um time é racional?

Pesquisas recentes sugerem a resposta pode ser não. Em média, o futebol, esporte mais popular do mundo, torna as pessoas muito menos felizes.

Peter Dolton e George MacKerron, da Universida­de de Sussex, analisaram vários conjuntos de dados para mensurar a felicidade das pessoas. Usaram milhões de relatórios sobre dezenas de milhares de pessoas, em sua maioria britânicas, que registrava­m seu nível de felicidade em diversos momento do dia.

Eles cruzaram então com dados de todas as partidas de futebol na Inglaterra e Escócia, nas temporadas de 2011 a 2013.

A constataçã­o foi que uma vitória do time local tinha efeito positivo sobre a alegria das pessoas, mas em escala muito inferior ao efeito negativo de uma derrota.

Além disso, o efeito positivo da vitória não durava tanto quanto o efeito negativo da derrota. Porque o sofrimento de uma derrota é tão maior que a alegria de uma vitória. Em última análise, partidas de futebol tornam as pessoas menos felizes.

Para aqueles que vão aos estádios, tanto vitórias quanto derrotas têm impacto significat­ivamente maior sobre a felicidade. Mas a diferença é substancia­l: ela sente mais infelicida­de depois de uma derrota do que prazer depois de uma vitória.

As consequênc­ias emocionais de um fracasso se provam muito mais fortes do que as de um sucesso em campo. Isso gera uma questão: a não ser que seu time esteja destinado a vencer a maioria dos jogos, ir ao estádio ou investir emocionalm­ente em sua equipe não seria um erro?

 ?? Jewel Samad-6.jul.2018/AFP ?? Torcedora brasileira chora após derrota da seleção para a Bélgica na Copa do Mundo da Rússia
Jewel Samad-6.jul.2018/AFP Torcedora brasileira chora após derrota da seleção para a Bélgica na Copa do Mundo da Rússia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil