Folha de S.Paulo

PC do B defende a união da esquerda já no 1º turno

-

brasília e são paulo Disputado pelo PT e PDT para uma aliança, o PC do B aprovou neste domingo (22) resolução em que pede a união dos partidos de esquerda já no primeiro turno em resposta à adesão do centrão à candidatur­a do tucano Geraldo Alckmin.

O documento conclama PT, PDT, PSB e PSOL a se unirem no momento em que os partidos lançam candidatos próprios e, ao mesmo tempo, são alvo de investidas dos mais bem posicionad­os nas pesquisas, Ciro Gomes (PDT) e o expresiden­te Lula (PT).

Apesar do documento, a avaliação é de que será muito difícil formar uma aliança de esquerda diante das divergênci­as e interesses de cada partido.

O próprio PC do B pode lançar Manuela D’Ávila ao Planalto, mas também negocia acordo com o PT, considerad­o hoje mais natural para a legenda, ou com o PDT de Ciro Gomes.

O PSB, por sua vez, está mais próximo a Ciro ou pode declarar neutralida­de, posição em que cada estado fará seu arranjo político de acordo com interesses regionais, sem uma aliança nacional formalizad­a.

Por fim, o PSOL deve ser o único a manter a candidatur­a de Guilherme Boulos até o fim da disputa.

Pelo menos até a convenção do PC do B, em 1 de agosto, o discurso será o de que a união se torna mais importante após o acordo entre o centrão e o PSDB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil