Folha de S.Paulo

Consultori­a cria robô para tirar dúvidas sobre marcas

Batizado de Brandon, sistema detecta as perguntas mais comuns nas empresas

- Filipe Oliveira

A consultori­a de gestão de marca Marcas com Sal criou um robô virtual capaz de conversar via aplicativo­s de mensagens (conhecido no mercado como “chatbot”) para que profission­ais de grandes empresas possam tirar dúvidas sobre o marketing de suas organizaçõ­es.

Chamado de Brandon, o robô foi programado para entender e responder perguntas feitas em texto.

Entre as dúvidas que ele pode resolver a partir de serviços como o Skype, o Messenger ou o Slack estão qual a imagem do logo da empresa, sobre quais cores ele pode ser colocado, que formato de newsletter a companhia usa ou como ela se posiciona a respeito de um tema polêmico.

Quando há um arquivo associado à resposta, como a imagem do logo, o robô pode enviá-lo para quem conversa com ele.

Letícia Pettená, uma das sócias da empresa, explica que a criação do chatbot foi consequênc­ia do trabalho que a consultori­a já fazia com branding (gestão de marcas).

Ela diz acreditar que os conceitos por trás de uma marca devem embasar as ações que a empresa toma, incluindo apresentaç­ão visual, forma de se expressar, estratégia e lançamento de produtos.

Porém é comum que, após a realização de um projeto, as ideias discutidas fiquem mais concentrad­as com as pessoas que participar­am dele diretament­e, o que dificulta sua difusão e manutenção.

“Conforme o grupo que contratou o projeto deixava uma cliente, esse conhecimen­to de marketing ia se perdendo aos poucos”, afirma Pettená.

Além de ajudar a preservar as ideias construída­s para a marca, o chatbot também substitui de modo natural o hábito de as pessoas perguntare­m umas às outras o que fazer em cada situação, diz Pettená.

O Brandon é programado para responder as perguntas escolhidas pela contratant­e.

Conforme ele é usado, a companhia consegue descobrir quais as dúvidas mais frequentes e criar novas respostas que ele poderá oferecer.

O sistema vem sendo implementa­do há um mês no grupo ZAP, de imóveis pela internet, conta a consultora.

A empresa reformulou sua marca neste ano depois da fusão com a VivaReal, que opera no mesmo setor.

Para o futuro, Pettená diz acreditar que o Brandon será capaz de ler textos escritos pela equipe da empresa e avaliar se há problemas em sua estrutura ou alguma palavra que deveria ter sido evitada, de acordo com seu branding.

 ?? Eduardo Anizelli/Folhapress ?? Os sócios Letícia Pettená, Carolina Mello, Rosana Fridman e Paulo Gontijo
Eduardo Anizelli/Folhapress Os sócios Letícia Pettená, Carolina Mello, Rosana Fridman e Paulo Gontijo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil