Folha de S.Paulo

Trump e iraniano trocam ameaças de guerra pelas redes sociais

-

washington e ancara O presidente americano, Donald Trump, elevou a retórica com o Irã ao dizer na noite de domingo (madrugada desta segunda, 23, no Brasil) que Teerã deve estar pronto para sofrer as consequênc­ias caso ameace os EUA novamente.

A afirmação veio em resposta à declaração do presidente iraniano, Hasan Rowhani, horas antes, de que Washington não deveria “brincar com fogo”.

“NUNCA MAIS VOLTEM A AMEAÇAR OS EUA OU SOFRERÃO CONSEQUÊNC­IAS QUE POUCOS SOFRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA”, escreveu Trump.

Rowhani dissera que “os EUA deveriam saber que a paz com o Irã é a mãe de todas as pazes e que a guerra com o Irã é a mãe de todas as guerras”, segundo a agência oficial Irna.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo chamou o governo iraniano de máfia, afirmando que Washington está pronto para ajudar grupos opositores no Irã.

O Ministério de Relações Exteriores do Irã afirmou então que os EUA tentam interferir em suas questões internas e que a declaração de Pompeo uniria o povo iraniano.

Teerã é alvo preferenci­al das críticas de Trump, e a relação entre os dois países, que já era difícil, piorou após o presidente americano anunciar em maio que abandonari­a o acordo nuclear com Teerã.

Negociado pelo antecessor de Trump, Barack Obama, e por outros cinco países, o acordo suspendia sanções contra o Irã em troca de restrições a seu programa nuclear.

Trump prometeu reinstitui­r as sanções, que pesam sobre a economia do país. Em resposta, Teerã ameaça bloquear a passagem de navios pelo estreito de Hormuz, interrompe­ndo uma rota importante de comércio dos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil