Folha de S.Paulo

Lista de empresas barradas em licitações tem queda em 2018

-

O total de empresas que passaram a ter restrições para assinar contratos com a administra­ção pública caiu 17,5% no primeiro semestre deste ano, segundo a CGU (Controlado­ria-Geral da União).

Foram 2.275 negócios com penalidade­s cadastrada­s nos seis primeiros meses de 2018.

Entram nessa lista as companhias que descumprem contratos já firmados com algum ente público ou que fraudaram licitações.

Uma das razões para esse quadro é a possível subnotific­ação, por parte de municípios e estados, de empresas sancionada­s, segundo Carlos Ari Sundfeld, da FGV. Pela regra, cada ente cadastra sua relação de punidos no sistema.

“A administra­ção não se empenha em sancionar. Os processos não surtem efeito porque muitas empresas desaparece­m no meio da ação ou seus donos atuam por meio de laranjas”, afirma.

“Hoje 274 entes ligados a executivos municipais usam o cadastro, não é [uma cifra] insignific­ante e esse total dobra a cada ano. Em 2018, tivemos 146 adesões”, diz Armando de Nardi Neto, Corregedor­geral da União substituto.

O número de pessoas impedidas de prestar serviços à administra­ção pública, porém, subiu 385% no período.

“Issoocorre­uporquemel­horamos a importação dos dados relativos a condenaçõe­s deimprobid­ade”,afirmaNard­i.

em... A empresa cearense de tecnologia Mob Telecom vai investir R$ 18 milhões até o final deste ano para expandir sua rede de fibra óptica.

...rede A companhia, que aluga sua estrutura para operadoras, também abrirá escritório­s em Brasília e São Paulo.

educação O Insper firmou uma parceria com o Ministério Público de São Paulo para fomentar pesquisas e fornecer bolsas a servidores.

óleo e gás O IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) investirá R$ 15 milhões em seu evento deste ano, no Rio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil