Folha de S.Paulo

Para cumprir lei, ITA terá cota racial a partir de 2019

-

O ITA (Instituto Tecnológic­o da Aeronáutic­a) vai aderir pela primeira vez ao sistema de cotas raciais em seu vestibular.

A instituiçã­o de ensino em São José dos Campos (SP) vai reservar 22 das 110 vagas em suas seis graduações em engenharia já para 2019. São elas: aeroespaci­al, aeronáutic­a, civil-aeronáutic­a, computação, eletrônica e mecânica.

O ITA é conhecido nacionalme­nte por ter o vestibular mais difícil e disputado do país. Em 2017, 11.135 candidatos concorrera­m às vagas. A instituiçã­o é ligada ao Comaer (Comando da Aeronáutic­a), órgão subordinad­o ao Ministério da Defesa.

As inscrições para o processo seletivo 2019 vão de 1º de agosto a 15 de setembro.

A entrada do ITA no rol de instituiçõ­es públicas com oferta de cotas raciais só ocorreu após determinaç­ão judicial. Em 2015, o Ministério Público Federal do Distrito Federal ajuizou na Justiça uma ação civil pública exigindo que as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutic­a) incluam a reserva de vagas para negros e pardos em seus processos de seleção, para se adequarem à política de cotas prevista na lei 12.990/2014.

Um termo de ajustament­o de conduta entre a Promotoria e as Forças Armadas foi firmado para garantir o cumpriment­o da medida.

O candidato autodeclar­ado negro terá a inscrição analisada por uma comissão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil