Folha de S.Paulo

Com Bolsonaro, Roda Viva tem segunda melhor audiência do ano

Noite com presidenci­ável ficou atrás apenas de entrevista que, em março, colocou no centro o juiz Sergio Moro

- -Gustavo Fioratti Leia mais em Poder

Antigo âncora afirma que se afastou após pressões políticas

Com a entrevista do candidato à presidênci­a Jair Bolsonaro (PSL) nesta segunda (30), o Roda Viva, da TV Cultura, alcançou sua segunda maior audiência do ano.

O programa só não ultrapasso­u os números referente à noite que teve o juiz Sérgio Moro como convidado, em março. Naquela ocasião, o Roda Viva conquistou o maior público em 18 anos, desde quando começou-se a computar sua audiência.

A entrevista com Bolsonaro foi a décima em uma série dedicada aos presidenci­áveis (veja ao lado as audiências correspond­ente a cada um deles, segundo o Ibope).

No centro da bancada, Bolsonaro respondeu a questões sobre política, posições ideológica­s e foi provocado sobre declaraçõe­s suas, apontadas como racistas e xenofóbica­s.

Ele voltou a atacar o kit anti-homofobia proposto no Ministério da Educação em 2011 e se defendeu quando os entrevista­dores apontaram baixo aproveitam­ento de suas propostas como parlamenta­r.

Entre outros projetos, citou a elaboração de uma lei que previa castração química para condenados por estupro.

O programa semanal da TV Cultura fez 2,3 pontos de média com picos de 2,8 pontos, ocupando o quarto lugar no ranking das emissoras da TV aberta, segundo dados consolidad­os na Grande São Paulo.

No mesmo horário, a Globo fez 25,8 pontos. O SBT ficou em segundo lugar, com 9,3. Em terceiro, a Record atingiu 5,3 pontos de média.

Durante a apresentaç­ão, o âncora Ricardo Lessa anunciou: “Estamos, graças também aos seguidores do deputado, em primeiro lugar mundial no Twitter”. Ele se referia aos trending topics da rede.

Segundo pesquisa da FGV Dapp, a entrevista de Bolsonaro mobilizou 717.308 publicaçõe­s no Twitter entre 20h de segunda (30) e 8h de terça (31), e o debate se dividiu em quem era a favor do candida- to (25,96%) e contra (54,28% ).

A audiência nas redes têm sido muitas vezes mais expressiva­s do que a medida durante a exibição do programa na TV.

As visualizaç­ões da entrevista com Bolsonaro no Youtube, até as 20h da terça (31), ultrapassa­vam 1,6 milhão.

A entrevista com Ciro Gomes, no fim de maio, está entre as audiências mais altas da série, com 1,1 ponto de audiência e 1,3 milhão de visualizaç­ões no Youtube, também em medição até esta terça.

Na semana passada, Geraldo Alckmin rendeu ao semanal 0,4 no Ibope, mais 147 mil visualizaç­ões no Youtube.

Guilherme Boulos, Alvaro Dias, Marina Silva e Manuela D’Ávila tiveram participaç­ões que geraram mais público do que o candidato pelo PSDB. Na mesma noite em que o Roda Viva conquistou sua segundo melhor audiência do ano, o programa da TV Cultura foi criticado pelo jornalista Augusto Nunes, que o ancorou até março deste ano.

Segundo Nunes disse ao programa Pingue-Pongue com Bonfá, exibido no Youtube e comandado por Marcelo Bonfá, o conselho do Roda Viva pressionav­a a equipe do programa para que fossem convidadas figuras políticas que tinham relação de amizade com seus membros.

“Falavam: ‘Tem que chamar o ministro da Educação, o das Comunicaçõ­es, o da Saúde’”, exemplific­ou, na conversa.

Nunes diz que, com as imposições, houve nomes que se repetiram na programaçã­o em curto período. Afirma também que preferiu não renovar seu contrato, em março.

“Todos querem dizer que fizeram um grande trabalho, e depois vão se candidatar.”

Segundo Marcos Mendonça, presidente da TV Cultura, as escolhas dos entrevista­dos para o programa são sempre pautadas por relevância jornalísti­ca. “Somos mantidos pelo estado. E temos total independên­cia”, disse.

Sobre a repetição de convidados, caso de José Mendonça Filho, ministro da Educação entre 2016 e 2018, o presidente da Cultura afirmou que o retorno do político teve como razão o lançamento de programas “importante­s” em área que seria prioridade na emissora. Ele esteve duas vezes no centro da roda em 17 meses, a última delas em março.

 ?? Eduardo Anizelli/Folh ?? O presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) durante participaç­ão no programa Roda Viva
Eduardo Anizelli/Folh O presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) durante participaç­ão no programa Roda Viva
 ??  ??
 ?? Apress ??
Apress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil