Folha de S.Paulo

Há futebol além de Neymar

- Luís Curro folha.com/omundoeuma­bola

Neymar. Neymar. Neymar.

Basta piscar para uma nova notícia sobre o atacante saltar aos olhos na internet. Natural, visto que Neymar, 26, é o principal futebolist­a brasileiro, e também o mais caro da história.

Foi um dos personagen­s da Copa do Mundo? Sem dúvida. (Pena que pela teatralida­de, não pela eficiência.) Mas o Brasil já foi eliminado do Mundial russo faz quase um mês, e a overdose de Neymar continua.

Até parece que ele é onipresent­e. Não é, e não tem que ser. Tem gente, mais ou menos conhecida que a principal estrela da seleção, que é atualmente tão ou mais merecedora de atenção do que ele, a saber. 1) Cristiano Ronaldo, 33. O mega-artilheiro português consagrou-se ao ganhar tudo pelo Real Madrid. Tem cinco prêmios de melhor do mundo e deve faturar o sexto neste ano, isolando-se como o maior vencedor —ultrapassa­rá o argentino Lionel Messi.

Pois ele inicia um novo desafio, na reta final da carreira. Trocou o Real Madrid pela Juventus. Repetirá o enorme sucesso na Itália? 2) Kylian Mbappé, 19. Campeão do mundo com a França, primeiro teen a fazer gol em decisão de Copa desde Pelé, eleito o melhor jogador jovem do torneio na Rússia. Espera-se uma temporada arrasadora dele no PSG (o mesmo time de Neymar), com dezenas de gols e de assistênci­as, com arrancadas “boltianas” (à la Usain Bolt) e com jogadas “zidanescas” (à la Zidane).

3) Alisson, 25, Arthur (exGrêmio), 21, e Vinicius Júnior (ex-Flamengo), 18. Todos brasileiro­s, como Neymar.

Pelo primeiro, titular da seleção na Copa, o Liverpool pagou € 62,5 milhões (R$ 274 milhões) à Roma, o mais alto valor já despendido por um goleiro. Fechará o gol na terra dos Beatles?

O segundo e o terceiro, que poderiam ter ido ao Mundial —Tite levou Fred, não tão bom, e o insosso Taison—, já causam impacto em Barcelona e Real Madrid, respectiva­mente.

Serão todos eles grandes atrações nesta temporada.

Dá perfeitame­nte para escantear, ao menos momentanea­mente, essa obsessão por um certo camisa 10.

Há para quem olhar. Há futebol além de Neymar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil