Folha de S.Paulo

Direita sem clube

- Bruno Boghossian

Fernando Henrique Cardoso jura que é de esquerda, embora muitos brasileiro­s enxerguem o PSDB no outro lado da régua política. Durante seu governo, 31% dos eleitores diziam que os tucanos eram de direita. Anos depois, FHC ainda tentava convencer: “Se eu disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar, embora seja verdade”.

As bússolas ideológica­s são desorienta­das no Brasil, mas não há partido forte que se assuma de direita por aqui. O ícone conservado­r do momento, Jair Bolsonaro, atrai quase 20% do eleitorado, mas precisou alugar o nanico PSL para poder disputar a Presidênci­a este ano.

Ainda que muitos brasileiro­s concordem com valores liberais na economia e tradiciona­listas nos costumes, a estrutura política nacional parece repelir o rótulo da “direita”. O PFL, que nasceu como dissidênci­a do partido de sustentaçã­o do regime militar, chegou a mudar de nome em 2007 para se livrar da marca.

“O sistema partidário atual nasce negando a ditadura, uma visão conservado­ra da sociedade”, pondera Marco Antônio Teixeira, da FGV. “Hoje, há uma estruturaç­ão do pensamento de direita em torno de pessoas, como Bolsonaro, ou movimentos, como o MBL. Não há partidos que reivindiqu­em esse legado.”

Plataforma­s conservado­ras fazem mais sucesso com grupos supraparti­dários, como as frentes temáticas do Congresso. A bancada BBB (boi, bala e Bíblia) agrega políticos de diversas siglas, defendendo com fervor o setor rural, a linha dura na segurança e interesses religiosos.

A onda de Bolsonaro representa terreno fértil para a organizaçã­o de um partido de direita? O cientista político Jairo Nicolau acha possível. “Temos uma direita que saiu do armário. A opinião pública se plasmou nos últimos tempos, talvez falte um partido para vocalizar isso”, diz.

Há um entrave para isso, segundo Marco Antônio Teixeira. “O elo de Bolsonaro é com eleitores. O partido não é mediador do processo. Ele não expressa um projeto de sociedade, mas palavras de ordem.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil