Folha de S.Paulo

Ciro e o ‘não lulismo’

-

Bruno Boghossian

brasília Encurralad­o pelas articulaçõ­es da cúpula do PT, Ciro Gomes (PDT) busca um caminho pelo “não lulismo” para recuperar fôlego na campanha. O pedetista se viu isolado na esquerda. Passou a fazer acenos a um eleitorado que concorda com suas ideias, mas se distancia do ex-presidente e do petismo.

Nos últimos meses, Ciro havia alfinetado o PT, mas preservava Lula para não alienar o eleitorado que ficará órfão com o provável impediment­o da candidatur­a do ex-presidente.

O pedetista rompeu esse pacto velado de não agressão nesta segunda (6). Em conversa com empresário­s, criticou as negociaçõe­s que o deixaram quase sem alianças. “Querem resolver as eleições em gabinetes ou em celas”, disse, em referência a Lula. A plateia gostou. Ciro sorriu.

Em pouco mais de 48 horas, o presidenci­ável atacou o partido e o próprio ex-presidente outras duas vezes. No sábado (4), em tom amargo, disse que “a cúpula do PT está numa viagem lisérgica” por tentar atraí-lo para uma aliança de última hora.

“Com dor no coração, não espero mais nada do Partido dos Trabalhado­res agora”, afirmou. “O interesse do PT passa longe do interesse público. Parte da tragédia que o país está vivendo devemos a esse comportame­nto estranho do partido.”

Depois de negociar com os petistas e com as siglas do centrão, Ciro acusou a traição. “É só fuxico, só tratativa de gabinete, só conchavo, só rasteira, só punhalada pelas costas. A base moral da falta de escrúpulo na política é a mesma base moral de quem tem falta de escrúpulo diante do dinheiro público”, disparou.

Sozinho por imposição externa, Ciro acena como um outsider. Para se diferencia­r do PT, acusa o partido e Lula de fazer uma política suja, que tem laços com a corrupção.

A imagem do candidato apunhalado representa um risco, já que Ciro sempre se vendeu como um governante hábil nas articulaçõ­es partidária­s. Além disso, resta saber se ele comerá as próprias palavras caso precise pedir ou dar apoio a um petista no segundo turno.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil