Folha de S.Paulo

SERÁ QUE ELE É?

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

O PT recebeu análises de especialis­tas que detectaram um cresciment­o no número de eleitores de Lula que já não acreditam que ele será candidato.

De acordo com essas informaçõe­s, o eleitorado pró-PT começou ase mover sozinho, em busca de um “candidato do Lula ”, independen­tementede o partido apresentar um nome parasubs ti- tuí-lo. O grupo que declara voto espontâneo no ex-presidente, portanto, começou aminguar.

Os dados chegaram à direção da legenda no sábado, quando os petistas discutiam a possibilid­ade de indicar um vice na chapa de Lula com perspectiv­as reais de substituí-lo. Fernando Haddad acabou sendo o indicado.

As mesmas análises mostram que o ex-presidente mantém a capacidade de transferên­cia de voto verificada em pesquisas já divulgadas. Quando Haddad e o exgovernad­or da Bahia Jaques Wagner foram testados como candidatos apoiados por Lula, chegaram a emparelhar com os primeiros colocados.

O desembarga­dor Rogerio Favretto será defendido pelo advogado Pierpaolo Bottini na área criminal. A PGR (Procurador­ia-Geral da República) pediu a abertura de um inquérito e sustenta que ele cometeu crime de prevaricaç­ão ao conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula, no começo de julho.

O procurador Lucas Furtado, que atua junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), manteve a decisão de abrir mão de R$ 100 mil que receberia por diárias. O depósito seria feito em setembro. “Sou besta? Ainda posso desistir da renúncia. Mas não vou”, diz ele.

No cargo, Furtado tem a missão de denunciar a má aplicação de recursos públicos.

A ex-jogadora de basquete Magic Paula entrou na chapa de Reinaldo Carneiro Bastos, que concorre à presidênci­a da Federação Paulista de Futebol. Ela será membro do conselho fiscal.

Bastos, que é candidato único, assumiu a entidade em 2015 —ele era vice de Marco Polo del Nero, que saiu do cargo para integrar a CBF.

Cerca de 20 telas sobre São Francisco de Assis feitas por pintores italianos serão exibidas em Belo Horizonte a partir desta quarta (8). São obras de nomes como Perugino, que foi o mestre de Rafael Sanzio; Tiziano, que teve Tintoretto e Veronese como seguidores; e Orazio Gentilesch­i, seguidor e amigo de Caravaggio.

A mostra, que entra em cartaz na Casa Fiat de Cultura, na capital mineira, traz acervos de 15 museus de sete cidades italianas. Uma das obras, “St. Francis Contemplat­ing a Skull” (1604-07), de Cigoli, virá de Nova York, pois pertence ao ator ítalo-americano Federico Castellucc­io.

São Paulo é a quinta cidade do estado que mais produziu leis considerad­as inconstitu­cionais em 2017. O balanço integra o Anuário da Justiça de SP 2018, que será lançado pela editora Conjur no dia 15.

De 21 leis contestada­s no ano passado na capital paulista, 20 foram considerad­as inconstitu­cionais. O ranking é liderado pela cidade de Suzano: 87 das 98 leis questionad­as foram considerad­as irregulare­s.

O Tribunal de Justiça de SP foi acionado para analisar 972 leis, das quais 84% foram derrubadas. Em 2016, foram 905 normas postas em cheque, das quais 774 (85%) foram considerad­as inconstitu­cionais.

O Bar Roda Viva, que por 15 anos se dedicou exclusivam­ente a shows de bandas que cantassem o repertório de Chico Buarque, foi apanhado pela crise e vai fechar as portas.

A célebre casa na Vila Madalena funcionará só até o próximo sábado (11). Neste dia, fica aberto das 14 horas até o último cliente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil