Folha de S.Paulo

Plantando tiranos

- Hélio Schwartsma­n helio@uol.com.br

No espaço de quatro décadas, o nicaraguen­se Daniel Ortega converteu-se de líder revolucion­ário, que ajudara a remover do poder uma das mais detestávei­s ditaduras familiares do planeta, a tirano que não hesita em matar manifestan­tes desarmados. O que deu errado? O problema, receio, pode estar na arquitetur­a de nossos cérebros.

Já comentei aqui o interessan­te livro de Dacher Keltner (“O Paradoxo do Poder”), no qual este professor de psicologia de Berkeley sustenta que instalar-se no poder desencadei­a uma série de processos mentais que favorecem o surgimento de caracterís­ticas comuns em ditadores, como o aumento da impulsivid­ade, a redução da empatia e o apelo a narrativas de excepciona­lismo para justificar as próprias ações.

Para Keltner, vivemos uma era em que a melhor rota para posições de comando deixou de ser o emprego da força bruta para tornar-se a utilização de virtudes sociais —em especial ajudar os outros, o que facilmente se converte em alianças e votos. O problema é que, uma vez acomodado no topo, o indivíduo passa por transforma­ções psicológic­as que tendem a torná-lo mais egoísta e menos sensível às necessidad­es alheias.

Keltner procura fundamenta­r sua tese com uma série de experiment­os mensurávei­s, que mostram que pessoas que se sentem empoderada­s costumam comer mais, ter mais casos extraconju­gais, cometer mais infrações de trânsito etc.

A democracia, então, está fadada a degenerar em tirania, como acreditava Platão? Talvez não. Raramente o futuro é predetermi­nado, e abundam exemplos de líderes democrátic­os que não viraram ditadores. Isso não nos impede, é claro, de tomar algumas medidas preventiva­s.

Um passo interessan­te nesse sentido foi dado pelos equatorian­os, que decidiram limitar a possibilid­ade de recondução para cargos eletivos a apenas uma, valendo para toda a vida. Algo assim teria poupado a Nicarágua de assistir à transforma­ção do líder sandinista no novo Somoza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil