Folha de S.Paulo

Guru defende verba federal para ter apoio de governador­es

- Italo Nogueira

O economista Paulo Guedes, indicado como ministro da Fazenda num eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL), defendeu o uso de verba federal para influencia­r governador­es a apoiarem a agenda de reformas propostas pelo candidato.

A declaração foi dada durante transmissã­o ao vivo feita por Bolsonaro em sua página no Facebook na última quinta-feira (2).

Ele sinalizou que o presidenci­ável, caso eleito, pode pedir apoio ao seu programa de governo em troca do repasse da verbas aos estados. Para ele, isso daria uma “governabil­idade orgânica” ao capitão reformado.

“O sujeito que for eleito lá em São Paulo vai precisar conversar com o Jair. É daí que vem a governabil­idade. Seja o [Paulo] Skaf, seja o [João] Dória, vai sentar com ele e falar: ‘Ô Jair, eu estou lá em São Paulo, é como se fosse uma Alemanha. Me dá um recurso aí para eu para eu atacar o problema de saneamento, saúde, educação’. O Jair vai: ‘Então me apoia aqui também. Me dá governabil­idade. Apoia o meu programa. Se eu fizer essa reforma, economizar aqui, cortar aqui, etc, eu consigo mandar recurso para você’”, declarou o economista.

“A governabil­idade vai ser orgânica, estrutural. Vai ser uma reforma do Estado. E não o toma lá dá cá enquanto a dívida cresce feito a bola de neve”, disse Guedes.

A governabil­idade vem sendo um dos questionam­entos feitos a Bolsonaro sobre sua viabilidad­e para conduzir sua eventual administra­ção.

O deputado federal tem dito que conta com o apoio de cerca de 110 deputados atuais, mas rejeita negociar com as cúpulas partidária­s.

O candidato do PSL afirma que os presidente­s das siglas atuam como “líderes sindicais” em busca de espaço no governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil