Folha de S.Paulo

Ex-vice de Cristina Kirchner é condenado à prisão

- AFP

O ex-vice-presidente argentino Amado Boudou, 55, foi condenado nesta terça-feira (7) a cinco anos e dez meses de prisão por corrupção. Cabe apelação da sentença.

Boudou foi considerad­o culpado pelos crimes de “corrupção passiva e negociaçõe­s incompatív­eis com a função público”, ao tentar adquirir, por meio de um laranja, a empresa privada Ciccone, fabricante de papel moeda e documentos públicos”, segundo tribunal em Buenos Aires.

Boudou foi vice-presidente entre 2011 e 2015 durante o segundo governo da presidente Cristina Kirchner.

Na época dos fatos, em 2010, Boudou ocupava a pasta de Economia. Após o escândalo, o governo Cristina estatizou a Ciccone.

O ex-vice também está impedido de ocupar cargos públicos pelo resto da vida.

“Jamais negociei nem eu próprio nem através de terceiros”, disse Boudou em sua defesa no tribunal.

Também foram condenadas outras cinco pessoas, entre elas o ex-proprietár­io da empresa, Nicolás Ciccone, a pena de quatro anos e seis meses de prisão. O empresário poderá cumprir a pena em domicílio devido à sua idade.

José Carmona, apontado como laranja de Boudou, foi condenado como cúmplice a uma pena de cinco anos e seis meses de prisão.

“É um feito histórico na Argentina que tenha julgado a corrupção em um julgamento oral, aberto e público. Temos valorizar que haja justiça na Argentina”, disse Laura Alonso, do Escritório Anticorrup­ção.

Alonso destacou ainda que Boudou obteve uma “condenação contundent­e”, já que a prisão máxima por aquele delito é de seis anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil