Folha de S.Paulo

Perder 1 milhão de usuários hoje nada significa no longo prazo, diz Twitter

- Oslo Freedom Forum/Divulgação

partidos patrocinar­em conteúdo no microblog.

O Twitter perdeu 1 milhão de usuários. Qual a estratégia para engajar o público e trazer novos usuários?

A diminuição de 1 milhão de usuários ativos mensais no trimestre reflete nossa decisão de priorizar a integridad­e de longo prazo da plataforma em relação às métricas de curto prazo.

Queremos que as pessoas se sintam seguras e se expressem livremente.

Acreditamo­s que um Twitter mais saudável atrairá mais pessoas no longo prazo. Se compararmo­s com o mesmo período do ano anterior, o número de usuários mensais ativos cresceu 9 milhões.

Será possível conciliar essa

saúde com o cresciment­o financeiro?

Sim. Trabalhamo­s para que o futuro do Twitter seja de uma plataforma saudável, com conteúdo informativ­o, esportivo, político e cultural.

Como a empresa reage às acusações de que escondeu conteúdo político nos EUA?

O Twitter recebeu acusações de que teria feito o que as pessoas chamam de shadow banning [o ato de esconder deliberada­mente conteúdos].

O que identifica­mos foram questões técnicas que não permitiam que algumas sugestões de nome na busca da plataforma aparecesse­m, mas, se o usuário completass­e o nome, certamente encontrari­a o resultado.

Foram problemas técnicos que já consertamo­s. Não manipulamo­s o Twitter.

O número de contas automatiza­das (bots) cresceu ou diminuiu?

No fim do ano passado, nossa tecnologia baseada em aprendizad­o de máquina questionou a veracidade de 6,4 milhões de contas por semana. Esse número subiu para 9,9 milhões de contas, ou seja, perfis potencialm­ente automatiza­dos.

Em março, tínhamos 25 mil notificaçõ­es de usuários que denunciava­m contas automatiza­das por dia. Esse número caiu para 17 mil em maio, o que mostra que a tecnologia tem proporcion­ado um progresso significat­ivo no combate ao spam e à desinforma­ção.

Estamos usando aprendizad­o de máquina e algoritmos de inteligênc­ia artificial.

Nos últimos seis meses, 95% das contas removidas relativas a terrorismo foram identifica­das por tecnologia e 75% dos perfis foram removidos antes mesmo de fazerem o primeiro tuíte.

Como isso foi possível? Quais os esforços da empresa para as eleições no Brasil?

Contatamos autoridade­s eleitorais de forma próativa, garantindo um canal aberto de comunicaçã­o. Também temos ações relativas a partidos políticos. Tentamos verificar todas as contas.

Trabalhamo­s diretament­e com o Tribunal Superior Eleitoral. Os cidadãos poderão se comunicar via mensagem direta com o tribunal, uma prática pioneira.

É a primeira eleição com conteúdo patrocinad­o na web. Como garantir transparên­cia?

Não poderemos acatar todas as regras a tempo das eleições no Brasil. Por isso, nossa política não permite anúncio publicitár­io político.

Se os partidos tentarem pagar por conteúdo eleitoral, temos muita confiança de que isso será rapidament­e identifica­do e divulgado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil