Folha de S.Paulo

SP atinge 15% da meta de vacinação em 1 dia e meio

-

CHUVAS E FRIO NO SUL EEMMS Queda de temperatur­a e chuvas no RS, oeste de SC e do PR, no sul e no oeste de MS devido ao avanço de nova e intensa frente fria

Em um dia e meio desde o início da campanha de vacinação contra a poliomieli­te e o sarampo, a cidade de São Paulo atingiu cerca de 15% da sua meta de imunização.

A capital paulista espera atender 562.392 crianças, que representa­m 95% do público alvo. De sábado (4) até as 12h desta segunda (6), segundo levantamen­to da Secretaria Municipal de Saúde, 89.914 crianças menores de cinco anos tomaram a vacina contra a poliomieli­te e 87.579 foram vacinadas contra o sarampo. Uma criança pode ter tomado as duas doses no mesmo dia.

A orientação do Ministério da Saúde é de que todas as pessoas com idades entre um e cinco anos incompleto­s sejam vacinadas, independen­temente de estarem com o esquema de imunização em dia.

Para receber a vacina em São Paulo é preciso levar documento de identifica­ção e, se possível, carteira de vacinação e o cartão SUS. É possível consultar no site busca saude.prefeitura.sp.gov.br o posto de referência, de acordo com o endereço.

No estado de São Paulo, o balanço da campanha aponta que, da manhã de sábado até as 15h da segunda, foram 377.023 crianças vacinadas contra sarampo e 383.923 contra a poliomieli­te —a população alvo é de 2,2 milhões.

Para a Secretaria Estadual de Saúde, é fundamenta­l que os pais ou responsáve­is levem aqueles que ainda não foram vacinados aos postos até 31 de agosto, quando a campanha será encerrada.

Para a diretora de imunização da secretaria, Helena Sato, a vacinação é fundamenta­l para eliminar o risco da circulação destas doenças em São Paulo. “As vacinas são seguras e esperamos que os pais e responsáve­is se mobilizem.”

No sábado, dia 18 de agosto, os postos de saúde de todo o estado abrirão das 8h às 17h para mais um Dia D. A ideia é facilitar o atendiment­o aos pais que não conseguem vacinar os filhos durante a semana. Cerca de 35 mil profission­ais devem ser mobilizado­s para o segundo dia D.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil