Folha de S.Paulo

NY estabelece limites para atuação da Uber

Câmara suspende novas licenças por 12 meses e permite que cidade estabeleça pagamento mínimo a motoristas

- The New York Times, tradução de Paulo Migliacci

Câmara aprovou lei que suspende a concessão de novas licenças para veículos da empresa e serviços semelhante­s por um ano e prevê pagamento mínimo a motoristas.

nova york A Uber sofreu um grande revés nesta quarta-feira (8) em seu maior mercado nos Estados Unidos.

A Câmara de Nova York aprovou projeto que estabelece limite para o número de veículos que empresas de aplicativo­s podem oferecer.

O pacote suspende por 12 meses a concessão de licenças novas para veículos da Uber e serviços semelhante­s.

A lei também permite que a cidade estabeleça um padrão mínimo de pagamento para os motoristas.

O prefeito Bill de Blasio, que deve sancionar o projeto, e Corey Johnson, presidente da Câmara, dizem que as regras vão conter os congestion­amentos e melhorar os baixos salários dos condutores.

O projeto torna Nova York a primeira grande cidade americana a restringir a quantidade de veículos em operação por serviços de carros e a estabelece­r normas quanto à remuneraçã­o dos motoristas.

A posição agressiva de Nova York desperta dúvidas sobre o cresciment­o da Uber, em um momento no qual a empresa, cujo valor de mercado é estimado em US$ 48 bilhões (R$ 180 bilhões), planeja avançar rumo a uma oferta pública inicial de ações, a ser realizada em 2019.

“Vamos suspender a concessão de novas licenças em um setor que foi autorizado a proliferar sem nenhuma fiscalizaç­ão ou regulament­ação apropriada”, disse Johnson antes da votação.

Ele afirmou que as regras não reduziriam os serviços existentes para os nova-iorquinos que recorrem aos apps.

A Uber disse que as medidas resultarão em aumento de preços e esperas mais longas.

A batalha quanto ao futuro da Uber em Nova York foi causada em parte pela preocupaçã­o crescente sobre os problemas financeiro­s dos motoristas —uma questão exposta pelo suicídio de seis motoristas nos últimos meses.

Muitos condutores da Uber e taxistas dizem apoiar a suspensão na concessão de licenças. Eles esperam que isso reduza os congestion­amentos e lhes permita fazer mais corridas e ganhar mais dinheiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil