Folha de S.Paulo

Corinthian­s perde no Chile e jogará contra histórico

- Esteban Felix/Associated Press

COLO-COLO (CHI) 1 CORINTHIAN­S 0

são paulo O Corinthian­s terá que superar um histórico negativo que tem em jogos das oitavas de final da Copa Libertador­es para continuar na disputa pelo bicampeona­to da competição continenta­l.

Com a derrota para o ColoColo por 1 a 0, nesta quartafeir­a (8), no Chile, o clube alvinegro terá que vencer o jogo de volta, marcado para o próximo dia 29, no Itaquerão, por dois gols de diferença.

Isso jamais ocorreu no torneio quando saiu em desvantage­m na primeira partida das oitavas de final.

Das sete vezes que perdeu o primeiro jogo dessa fase, o time só reverteu o placar em 2000, contra o Rosario Central (ARG). Na oportunida­de, porém, conseguiu a classifica­ção nos pênaltis, após ser derrotado no duelo de ida por 3 a 2 e repetir o placar a seu favor no segundo confronto.

Se vencer o Colo-Colo pelo mesmo placar da derrota desta quarta, decidirá a vaga nos pênaltis. Caso vença por um gol de diferença, mas sua defesa seja vazada, o time de Osmar Loss será eliminado.

Nas outras seis vezes em que perdeu a primeira partida, colecionou eliminaçõe­s para Boca Juniors-ARG (1991 e 2013), River Plate-ARG (2003 e 2006), Flamengo (2010) e Guaraní-ARG (2015).

O Corinthian­s terá que superar também um tabu de eliminaçõe­s quando decide jogos da competição no Itaquerão, inaugurado em 2014. Em 2015, apenas empatou com o Guaraní por 0 a 0 após perder o jogo de ida por 2 a 0.

Na temporada seguinte, ficou no empate com o Nacional por 2 a 2 —a primeira partida, no Uruguai, terminou 0 a 0, o que custou a eliminação em razão dos gols marcados pelo visitante em sua casa.

A derrota pelo placar mínimo para os chilenos poderia ter sido bem pior. O time, que atuou com um jogador a menos desde 8 minutos do segundo tempo, quando o volante Gabriel foi expulso, não conseguiu valorizar a posse de bola para acalmar o ímpeto adversário e nem sair rápido para o ataque, um dos pontos fortes do time de Osmar Loss.

No primeiro tempo, Cássio fez uma defesa à queimaroup­a após chute de Zaldivia.

O goleiro corintiano, porém, não conseguiu evitar o gol de Carmona, aos 36 minutos, que aproveitou rebote após finalizaçã­o do ex-palmeirens­e Barrios. A jogada começou com uma enfiada de bola de Valdivia, outro jogador que atuou pelo rival do Corinthian­s.

Na etapa complement­ar, os chilenos só criaram lances de perigo nos últimos cinco minutos. Valdés finalizou da grande área para fora e Cássio fez boa defesa em chute de Barrios na pequena área.

No outro duelo com brasileiro­s pelo torneio, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Arrascaeta e Thiago Neves. A volta, em Minas, será no dia 29.

 ??  ?? Jogadores do Colo-Colo comemoram gol da vitória
Jogadores do Colo-Colo comemoram gol da vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil