Folha de S.Paulo

Plataforma Riofestiv.al une manifestaç­ões artísticas na internet

- Thales de Menezes O jornalista viajou a convite do Riofestiv.al

Um evento marcou na noite de terça (7), no Oi Futuro Flamengo, o início do Riofestiv.al, uma plataforma virtual que vai abrigar manifestaç­ões artísticas durante os próximos 12 meses. Por todos os andares do prédio, instalaçõe­s criaram ambientes para que o público assistisse ao vivo o que a partir de agora estará na internet.

A festa no Oi Futuro foi a única atividade presencial no ano inteiro de duração do Riofestiv.al.

As propostas permeiam a discussão do consumo de arte/informação.

Os curadores do projeto são responsáve­is por festivais de peso no calendário do Rio: Ailton Franco Jr.(Festival Curta Cinema), Batman Zavarese (Multiplici­dade), Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias (Tempo Festival), Karen Acioly (FIL-RJ), Nayse López (Festival Panorama) e Tânia Pires (Festlip).

Batman Zavarese, por exemplo, reuniu para seu projeto “Avalanche” 13 artistas —de Camila Morgado a Marcelo Yuka— que vão fornecer trabalhos inseridos na investigaç­ão da exposição compulsiva das pessoas na rede.

A familiarid­ade com a superexpos­ição fica clara em “FaceGenera­tionS”, da curadora Karen Acioly. Nela, 26 adolescent­es produzem seu “autorretra­to digital”, de um minuto de duração, com lançamento­s semanais na plataforma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil