Folha de S.Paulo

Maria Dapaz, cantora de voz de trovão e melodias finas

MARIA DA PAZ DE SOUSA (1959-2018)

- Paulo Gomes

Vivendo havia seis anos na Europa, a cantora Maria Dapaz sentiu que tinha que voltar. “Tem um trem passando e acho que vou pegar”, dizia, sem saber o que vinha.

Aqui, a gravadora mostrou os artistas estourados naquela transição dos anos 80 para os 90, auge do sertanejo, mas ela não se empolgou.

Coincident­emente, foi procurada para musicar uma letra romântica de um compositor. No violão, fez a introdução baseada na música cigana que fazia sucesso na Europa, como os Gipsy Kings.

A produtora gostou tanto que chamou às pressas Chitãozinh­o e Xororó para gravar de última hora e inclui-la no álbum que já estava pronto. Era “Brincar de Ser Feliz”, que se tornaria um dos maiores clássicos da música sertaneja.

Dapaz foi criada em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco, a 396 km do Recife. As pessoas se juntavam aos pés do muro da casa de sua avó para ouvir a menina cantar. Aos 9, ficou em segundo lugar num concurso para eleger a mais bela voz do Nordeste —não havia classifica­ção por faixa etária.

A carreira foi um passo natural, integrou bandas, mudou para o Recife e depois para São Paulo. Tinha um senso rítmico apurado e gostava de soltar o vozeirão em composiçõe­s românticas com arranjos finos.

Não escrevia suas canções. Achava que a prática suprimia a criativida­de. Sua música vinha num jato, e gravava.

Em maio, descobriu um agressivo câncer de pulmão. No tratamento, perderia a voz que a marcou. “Se ela não voltar, essa qualidade de vida que querem me dar não vai adiantar nada”, disse aos médicos.

Morreu no dia 27, aos 59. Deixa a mulher Jocelyne, companheir­a por 33 anos, a irmã Socorro, e extensa obra como intérprete e compositor­a.

7º DIA

ELZA POMARICO Nesta sexta (10/8) às 19h, Igreja Nossa Senhora do Carmo, r. Martiniano de Carvalho,114, Bela Vista MAGDALENA VALKO KAPOS Nesta sexta (10/8) às 18h, Igreja Nossa Senhora Mãe do Salvador (Cruz Torta), av. Frederico Hermann Jr, 105, Alto de Pinheiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil