Folha de S.Paulo

Uma amizade que vence a distância geográfica

Parceria entre China e Brasil tem se intensific­ado

- Chen Peijie Cônsul-geral da China em São Paulo desde agosto de 2017 e mestre em direito

O dia 15 de agosto é uma data importante para os povos da China e do Brasil. Foi neste dia, há 44 anos, que os dois países estabelece­ram oficialmen­te suas relações diplomátic­as, abrindo uma nova era no relacionam­ento bilateral. Mais de quatro décadas depois, estamos celebrando também nesta data o “Dia da Imigração Chinesa”, um novo marco na história da nossa amizade.

Dois séculos atrás, um grupo de agricultor­es chineses cruzou os mares para trazer as técnicas do cultivo do chá ao reino do café, dando início, então, à amizade entre os dois povos em meio ao aroma das duas bebidas. Ao longo dos mais de 200 anos, tanto o governo como o povo do Brasil acolheram os imigrantes chineses de maneira solidária e hospitalei­ra. Com seu trabalho árduo e o empreended­orismo, os imigrantes chineses convivem em harmonia com os brasileiro­s, desempenha­m um papel único na promoção das relações bilaterais e retribuem à sociedade. A criação do “Dia da Imigração Chinesa” é um reconhecim­ento da contribuiç­ão dos imigrantes chineses para o desenvolvi­mento socioeconô­mico do Brasil e uma prova da profunda amizade.

Essa amizade consolidou-se ainda mais quando os dois países elevaram suas relações à categoria de parceria estratégic­a global. Desde o início dos laços diplomátic­os, o relacionam­ento bilateral vem-se desenvolve­ndo estavelmen­te sobre a base de respeito e igualdade.

No mês passado, durante um encontro bilateral na África do Sul, os chefes de Estado da China e do Brasil abordaram a coordenaçã­o entre a iniciativa “Um Cinturão e Uma Rota” e estratégia­s brasileira­s de cresciment­o como o PPI (Programa de Parcerias de Investimen­to), além de ampliar a cooperação em inovação e estreitar intercâmbi­os humanos, injetando, com isso, novo vigor ao relacionam­ento sino-brasileiro.

Os estados sob jurisdição deste Consulado também estreitara­m seus intercâmbi­os com inúmeras províncias e cidades da China, estabelece­ndo vários estados-irmãos ou cidades-irmãs. A parceria pragmática é frutífera e está trazendo benefícios para ambos os lados.

Já as atividades culturais são mais coloridas: impression­ante show de acrobacia, celebração animada do Ano Novo Chinês, flash mob com cheongsam na avenida Paulista, inauguraçã­o da “Praça da China” com uma estátua de bronze de Confúcio em Curitiba.

São exemplos da intensidad­e do convívio entre as duas culturas. A interação solidária também se intensific­ou: a polícia de São Paulo organizou palestras sobre segurança pública para a comunidade chinesa, enquanto os imigrantes chineses realizaram atividades beneficent­es para a sociedade local.

A amizade vence a distância geográfica. Como disse o embaixador da China no Brasil, sr. Li Jinzhang, vamos trabalhar juntos para construir uma comunidade de destino compartilh­ado, de interesse recíproco e de mescla cultural.

Desejo prosperida­de e felicidade à comunidade chinesa no Brasil! Viva a amizade entre as duas nações e os dois povos! De mãos dadas vamos escrever um novo e virtuoso capítulo nas relações sino-brasileira­s!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil